Trinta e dois servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Minas Gerais (Incra/MG) participam, durante essa semana e entre os dias 9 a 13 de maio, do curso de introdução ao software livre Quantum GIS 1.6. O objetivo é capacitar os funcionários da autarquia para a utilização do novo programa, habilitando-os a operar as ferramentas para a produção de material cartográfico, seja para visualização, consulta, análise ou elaboração de dados.

Participam do curso 32 servidores das Divisões de Obtenção, Desenvolvimento e Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra/MG. “Essa capacitação é fundamental para os profissionais que realizam trabalho de campo e participam da elaboração de laudos e projetos como o mapeamento de áreas”, explica a servidora Marília Gomes, que ministra o curso. Segundo ela, os servidores vão estar aptos a utilizar um programa mais avançado e que fornece ferramentas de trabalho mais eficientes.

Além disso, o Quantum GIS 1.6 é um software livre. “Hoje tudo é feito com um programa pago, só que nosso software é muito desatualizado e a licença é muito cara”, explica Marília. Com a adoção do programa, o Incra adota as novas diretrizes do Governo Federal, que têm como objetivo gerar economia por meio da utilização de softwares livres.

curso_quantumO Quantum GIS 1.6 possui ferramentas computacionais de geoprocessamento que permitem a realização de análises complexas pela interação entre dados de diversas fontes e a criação de bancos de dados georreferenciados. Além disso, o programa possibilita automatizar a produção de documentos cartográficos. Segundo Marília, o novo software vai ser adotado pelo Incra ainda este ano.

Fonte: www.incra.gov.br

Tags:

One response

  1. Parabéns a iniciativa da SR de MG e a servidora Marília Gomes. Acredito que esta ação visa demonstrar a capacidade de adoção de software livre de qualidade no governo.
    Estou lotado no Incra, no programa Terra Legal, e já adotamos o aplicativo com sucesso há mais de 1 ano, sendo uma ferramenta muito ágil e adequada para este trabalho.
    Nosso projeto permite que usuarios do Qgis que estão no Norte e Nordeste do Brasil acessem os dados atualizados em uma base PostgresPostgis em Brasília.

Deixe uma resposta