Esta semana foi aprovado pela UFSC o projeto de extensão ” Adequação do Aplicativo Computacional Quantum GIS, um Sistema de Informações Geográficas para o Público Brasileiro”.

O projeto pretende acelerar o processo de portabilidade do aplicativo Quantum GIS para o português brasileiro, com o intuito de torná-lo mais amigável ao público nacional e facilitar sua introdução nas atividades acadêmicas de ensino e pesquisa, bem como ser aplicado no melhor planejamento dos recursos financeiros gerenciados por instituições de gestão pública.

A equipe de desenvolvimento do projeto conta com 3 professores e dois bolsistas.

Cabe ressaltar que o projeto de adaptação do QGIS ao público brasileiro é vinculado a comunidade QGISBrasil e está aberto a colaboradores voluntários. A iniciativa deste projeto de extensão se restringe a agregar dinamismo a adaptação .

Tags:

7 Responses

  1. Excelente proposta. Bom saber que cada vez mais a academia mergulha nessa tendência. Infelizmente muitos usuários ainda insistem e até contribuem para a disseminação de cópias de programas comerciais.

    Um abraço.

  2. Gostaria de saber como faço para ter acesso a esse programa.
    Já trabalho com GIS, mas fiquei interessado pelo QGIS.

    Aguardo!

  3. Olá Bauer,
    Os professores são: Arthur Nanni, Luiz Antonio Paulino, Carlos Antonio Vieira, todos vinculados ao curso de geografia da UFSC.
    Além destes, o projeto conta com mais dois alunos de graduação como membros da equipe interna da UFSC.
    O projeto conta ainda com participantes voluntários externos. Você gostaria de participar?

  4. Prezado Prof. Arthur Nanni,

    Sou Geógrafo com mestrado em Geografia, ambos pela Universidade Federal do Ceará – UFC e venho já por alguns anos utilizando o Quantum-Gis profissionalmente. Também o utilizo em cursos de extensão e na especialização em Gestão Ambiental da UNIFOR (Universidade de Fortaleza). Tenho sido um defensor dessa ferramenta, pela facilidade e crescimento que a mesma vem obtendo desde a versão 0.9 que foi a primeira a ser utilizada por mim até a atual.

    Li sobre o Projeto de extensão da UFSC de impulsionar a adaptação do QGIS para o usuário brasileiro e me coloco à disposição para os ajudar tanto na tradução dos manuais quanto na confecção de tutoriais que possam vir a ajudar no entendimento dessa ferramenta.

    Atenciosamente,

    Gessivaldo Costa

Deixe uma resposta