O ambiente de processamento:

Ubuntu 11.04 (64 bits)

– QGIS 1.8 (versão em desenvolvimento compilado em 4 de junho 2011)

1) As etapas de georreferenciamento de imagens de satélite no QGIS foram feitas utilizando dois complementos:

1.1) Georreferenciador GDAL:

Georreferencia a imagem de satélite com pontos de controle(GCP)

1.2) GdalTools:

Habilita o menu Raster no QGIS

2) Imagens utilizadas:

2.1) Como referência(georreferenciada pela USGS):

http://www.dgi.inpe.br/CDSR/manage.php?INDICE=L5TM23306620070701.GLS&DONTSHOW=0

2.2) Imagem a ser georreferenciada:

http://www.dgi.inpe.br/CDSR/manage.php?INDICE=L5TM23306620110525&DONTSHOW=0

3) Preparação das imagens

3.1) Referência:

3.1.1) Fazer o empilhamento de bandas (3, 4 e 5).

Pelo QGIS (ferramenta Mosaico no menu Raster)

OBS: Pode-se executar no console o procedimento pelas ferramentas da GDAL, exemplo:

python gdal_merge.py -n 0 -separate -of GTiff -o L5233066_06620070701_B345.TIF L5233066_06620070701_B30.TIF L5233066_06620070701_B40.TIF L5233066_06620070701_B50.TIF

3.1.2) Alterar a projeção da imagem da USGS.

Obs(s):

– A imagem da USGS foi feita com a orientação ao Norte, e no caso de ser utilizada no QGIS até a versão 1.6, deve-se orientar a imagem p/ o Sul.

– O QGIS 1.7 permite on the fly p/ imagens, logo, ao configurar o sistemas de referência no mapa do QGIS, a imagem terá seus sistema de referência ajustado.

Pelo QGIS (ferramenta “Trocar de projeção” no menu Raster):

3.2) Imagem a ser georreferenciada:

3.2.1) Fazer o empilhamento de bandas (3, 4 e 5).

OBS.: O complemento de Georreferenciamento (e a GDAL) trabalham com as coordenadas em sistema matricial (Coluna/Linha), como as imagens do INPE vem com o georreferenciamento, deve-se gerar o empilhamento com a opção “PROFILE=BASELINE”, assim, a imagem empilhada não possuirá georreferenciamento (conhecido como “RAW”), permitindo a utilização de coordenadas no modo matricial no complemento. AVISO! Utilizar APENAS imagem RAW no complemento de georreferenciamento.

4) Georreferenciamento no Complemento

O complemento é amigável para se trabalhar, oferecendo bons recursos, como exemplos, habilitar e desabilitar GCP, fazer o link entre as janelas (QGIS e Complementos), salvar e ler a tabela de GCP, mover os GCP em ambas as janelas.

Para usuários que já utilizaram ferramentas de georreferenciamento não terão dificuldades no uso do complemento. A observação está no sistema de referência no mapa do QGIS, esse, deve ser o mesmo utilizado para o processamento do geroreferenciamento.

Pode-se verificar os GCP’s (pontos vermelhos) em ambas as janelas e confirmar o sistema de referência no mapa do QGIS (canto inferior direito) igual ao sistema de referência utilizado na transformação.

Categories:

Tags:

12 Responses

  1. Primeiro quero te agradecer pelo esforço em estimular as vantagens do uso do QGIS. Segundo parabéns pelo excelente tutorial. Cada vez mais eu aprendo com QGIS.

    Aproveito para perguntar se o QGIS tem funções de processamento digital de imagens, como classificação, por exemplo. E se seria possível vocês elaborarem um tutorial com este fim.

    Um abraço e obrigado.

  2. José,

    Obrigado pelo elogio.

    O QGIS possui uma arquitetura de plugins, e é por meio deles, que novas funcionalidades são oferecidas aos usuários. Um dos aspectos de um projeto aberto da OSGEO (ver mais detalhes no site do QGIS) é o aproveitamento/colaboração com outros projetos abertos, assim, os desenvolvedores do QGIS não vão investir em “processamento de imagens” e sim, oferecer uma interface dentro do QGIS(via plugins) que permitem utilizar rotinas de processamento de imagens em outros pacotes.

    Existe o plugin p/ o GRASS que faz processamento de imagem, para sua utilização precisa entender o GRASS, o que nem sempre é tão rápido, mais detlahes pesquise por “GIS GRASS”.

    Tem outros projetos em andamento, como o plugin para o pacote OTB(Orfeu toolbox libray) e o OSSIM.

    Um dos projetos que está em discussão é a utilização de framework de processamento, onde, é oferecido uma interface homogênea para executar modulos de outros pacotes.

    No momento, não é possível ter a sua resposta.

  3. Parabéns pela iniciativa de divulgação do uso de GIS livre.
    Gostaria de aproveitar e perguntar se existe algum curso ensinando o manuseio do software, pois tenho muito interese no assunto e caso positivo onde consigo maiores informações sobre tal.
    ATT. Bruno Lima

  4. Agradeço o elogio.

    Não conheço uma empresa que tenha o QGIS em sua grade de curso, procure o Arthur(moderador do site) , talvez, ele possa te indicar um curso.

    Vc. pode procurar materiais sobre o QGIS, no próprio site do QGIS (www.qgis.org) tem tutoriais(inglês) e também tem alguns materiais avulsos em português na Internet.

    Abraços

  5. […] gratícula pronta, mais uma googleada e acho como fazer o georeferenciamento no QGIS, no próprio blog do QGIS Brasil. Usando o plugin chamado: Georeferenciamento (dãaamm), carreguei a imagem e comecei a marcar […]

  6. não tinha conhecimento deste software, estava habituado com o SPRING, estou achando interessante esta nova ferramenta, onde posso encontrar mais tutorial para eu ter a certeza de que este soft supre todas minhas necessidas?

  7. Dá uma boa googlada que tem muita coisa. Aguarde mais uns dias que o manual em português estará disponível.

  8. Olá luiz mota, no caso de eu quero georreferenciar banda separadamente (1 de cada vez) como faço para dar uma limpa no arquivo de georreferenciamento da mesma ? Este procedimento de empilhamento e “PROFILE=BASELINE”, serve para as imagens landsat 8 ?

  9. Felipe,

    O PROFILE=BASELINE é uma par de “chave=valor” usado como opção (-co) nos utilitários da GDAL [1] . Essa opção depende do formato da Imagem e não da característica da fonte, se a imagem do Landsat 8 estiver em Geotiff, esse aceita a opção PROFILE=BASELINE.

    Georeferenciar a banda separadamente, vc. está dizendo que tem apenas uma banda, como exemplo do HRC ?

    Se vc. quer georeferenciar uma banda, vc. pode usar a opção(botão) “Script GDAL” para gerar o script contendo as chamadas dos utilitários da GDAL (gdal_translate e depois o gdalwarp), o gdal_translate insere os GCP’s na imagem e o translate executa esses GCP’s juntamente com o tipo de transformação.

    Vc. pode usar PROFILE=BASELINE para no gdal_translate, assim, configura os pontos de origem com coordenadas matriciais . Não fiz esse teste.

    Observação na versão 2.0 do QGIS:
    Foi feito o patch [3] para trabalhar com imagens com georeferenciada, e mais algumas funcionalidades, como fazer o contraste na imagem a ser georeferenciada, por coincidência, o teste que fiz foi com uma imagem com apenas uma banda [4].

    [1] http://www.gdal.org/gdal_utilities.html, ver opção -co NAME=VALUE
    [2] http://www.gdal.org/frmt_gtiff.html
    [3] http://hub.qgis.org/issues/2465
    [4] http://hub.qgis.org/attachments/3305/Georeference_path.png

  10. Luiz, fiquei sabendo dessa possbilidade da versão 2.0, e fiz um teste e deu certo georrefenciar uma única banda. Porém como ainda está em fase de teste, não poderia utilizar o mesmo pois estou fazendo um atigo e acho que nao poderia utilizar a versão de teste, entao utilizo a versão 1.8. Não entendo muito (quase nada) de linha de comando, mas no caso para executar o gdal_translate e o gdalwarp preciso do fw_tools, certo ? Poderia disponibilizar como faço isso, ou seja, o que escrevo lá na linha de comando do fw_tools !?
    O formato das imagem é geotiff.

  11. Felipe,

    Acredito que vc. não tem problemas em citar o QGIS versão Master (desenvolvimento) p/ um artigo/paper.

    O Script utiliza os utilitários da GDAL, e vc, pode ver as chamadas dos utilitários no arquivo gerado pelo plugin.

    O gdal_translate e o gdalwarp são utilitários da GDAL, o QGIS instala esses utilitários.

    Utilizo Linux, assim, não temos problemas com o famoso “inferno da DLL” pela instalação dos programas em windows quer usam a mesma bibliotecas (Ex.: FWTools, QGIS, ..).

    Acesse o atalho OSGEO instalado pelo QGIS, e use os comandos da GDAL.

Deixe uma resposta