Quantum GIS BrasilPrezados membros da comunidade Quantum GIS Brasil:

Primeiramente, quero agradecer pelo convite para participar nas publicações deste blog oficial da comunidade. Espero poder ter alguma participação significativa neste sentido.

Trababalho com o QGis desde sua versão 0.8.0 Titan, quando o projeto ainda não chegava nem perto de sua maturidade atual e, assim como vocês, vibro ao ver os avanços que o projeto QGis vem tendo nos últimos anos.

Por falar em avanços, você já parou para mensurar o crescimento da comunidade brasileira de usuários Quantum GIS?

Por exemplo, nos primeiros dias de março, o grupo de discussão oficial da comunidade QGis Brasil tinha apenas 14 inscritos, hoje, cerca de três meses depois, este número já passa de 60. É verdade que pode isso pode parecer pouco, mas significa que a quantidade de membros do grupo quadriplicou em uns de 100 dias.

Vale destacar que nossa comunidade não está avançando apenas de forma quantitativa, em números, mas acima de tudo em qualidade! Composta de estudantes e profissionais que respiram Geotecnologias, nosso grupo sempre está envolvido em questões relevantes sobre as diversas ferramentas do QGIS.

Para que todos tenham uma ideia: Na data em que esta postagem estava sendo preparada, 120 mensagens já haviam sido trocadas entre os membros do grupo. Abaixo você pode conferir alguns dos assuntos abordados até aqui:

  • Salvar imagem do Google Earth através do Open Layers plugin;
  • Símbolos Pontuais SVG;
  • Problemas com a ferramenta Merge;
  • Converter Raster para Vetor;
  • Simulador de Tráfego QGis;
  • Seleção de colunas numa Tabela de Atributos.

O que acharam destes temas? Isso é apenas uma pequena amostra do conhecimento que pode ser encontrado nos tópicos discutidos. Você já é cadastrado no grupo? Caso não, acesse e se cadastre gratuitamente clicando aqui. Você verá como é impressionante a velocidade e qualidade com que a comunidade procura responder aos questionamentos e dúvidas que surgem por parte de seus colegas.

Não estamos dizendo que o nossa comunidade é perfeita e que está tudo da melhor forma possível. Ainda há muito, mas muito mais a crescer! À título de exemplo: Ainda não tivemos um evento nacional temático que envolvesse realmente a comunidade nacional de usuários do programa, que com certeza não é pequena. O que você acha deste assunto? Por favor, deixe sua opinião nos comentários, pois ela será muito importante para todos.

Nos próximos dias estaremos organizando uma pesquisa para ter pelo menos uma noção de quantos somos os usuários do QGis no Brasil. Sabemos que este número é bem maior que as dezenas cadastradas atualmente em nosso grupo.

Por hoje ficamos por aqui. Convidamos todos vocês a contribuir para o crescimento e divulgação de nossa comunidade!


Anderson Maciel Lima de Medeiros
Consultor em Geotecnologias Livres
Acesse: http://andersonmedeiros.wordpress.com/

Categories:

Tags:

2 Responses

  1. As comunidades avançam conforme às necessidades vão aumentando.
    A cada dia mais me convenço da importância do QGis para o geoprocessamento.
    Em breve a comunidade registrada estará na casa do milhar.
    Parabéns pela publicação.
    “A boa publicidade aumenta as vendas. A grande publicidade constrói fábricas” – Bill Bernbach.

Deixe uma resposta