QGIS 1.7A versão 1.7 do QGIS com codinome Wroclaw acaba de ser lançada. Este lançamento possui 98% da interface traduzida para o português brasileiro e contém novas feições e extensões sobre a interface da versão estável 1.0.x e 1.6.0. Como qualquer aplicativo, esta versão ainda apresenta bugs e questões não resolvidas até a data deste lançamento. A equipe de desenvolvimento recomenda que você teste-a antes de adotá-la definitivamente em suas tarefas de rotina profissional. Você pode verificar AQUI (em inglês) a lista detalhada de modificações que são destaque desta versão .
Os arquivos de instalação podem ser baixados de http://download.qgis.org. Se o pacote para o sistema operacional que você usa não estiver disponível, por favor, verifique seguidamente para ver se o mesmo foi disponibilizado. Ao longo do desenvolvimento desta versão, a equipe trabalhou duro para atualizar o manual, mas ainda não conseguiu concluir a tarefa. Em breve teremos o manual atualizado (em inglês) e iniciará a tarefa de adaptá-lo ao português brasileiro.
São inúmeras novidades, umas relacionadas aos desenvolvedores, como  a mudança do repositório do código dos fontes do QGIS e dos complementos, e outras sobre as mudanças e novas funcionalidades do QGIS.

Um detalhe foi a decisão de lançar a nova versão ainda esse mês contendo alguns BUGs, logo, deve-se testar a nova versão em seu ambiente de trabalho, ou seja, experimentar o programa com as tarefas cotidianas em seus dados para garantir o bom desempenho de seu trabalho e claro, poder ver as novas funcionalidades.
O QGIS está sendo migrado para a versão 2.0, sendo uma grande mudança, até término da migração a versão 1.7 estará sendo corrigida com o lançamento das versões de correção(exemplo 1.7.1).

Entre as novidades da versão 1.7 podemos destacar:

1) On the fly de raster: Agora é possível vermos num mesmo mapa imagens com diferentes projeções.
* ver nesse blog o artigo: http://qgisbrasil.wordpress.com/2011/03/15/on-the-fly-em-imagens-no-qgis-1-7/

2) Interface de propriedades de camada mais compacta

3) Junção entre tabelas: Na propriedade da camada pode-se fazer a junção com outras tabelas.

4) A nova simbologia de camadas passou a ser padrão.
OBS.: Deve-se começar a utilizar essa simbologia devido a próxima  versão (2.0) não aceitará a simbologia antiga.

5) Novos menus para agrupar funcionalidades (complementos) como exemplos: vetor, raster e banco de dados

6) Mostrar número de feições na legenda da camada (menu contextual – botão direito do mouse)

7) Mostra projeção do mapa na barra de status (barra que fica na parte de baixo da janela)

8 ) Alterar a projeção do mapa com a projeção da camada (menu contextual)

9) Conjunto de ferramentas para aplicar contraste em camadas do tipo imagem.
Os botões são para aplicar contraste com base em toda a imagem ou apenas na área que é mostrada no mapa.

10) Foi feita a atualização do complemento padrão “Consulta Espacial”, agora, podemos trabalhar com o resultado da seleção das feições(criar, adicionar ou remover) e ainda é mostrado as feições com problema de geometria.
OBS.: Esse complemento foi  a minha contribuição ao QGIS, sendo lançado na versão 1.5.

Além das funcionalidades lançadas na versão 1.7, temos também  novos complementos (ver gerenciador de complementos), como exemplo, o  ImportProject que permite adicionar layers definidos num arquivo de projeto do QGIS (qgs).

O QGIS é conduzido totalmente de forma voluntária por uma equipe de desenvolvedores, documentaristas e auxiliadores, além é claro de contar com a contínua participação da comunidade de usuários espelhada pelo globo. Caso deseje participar do processo de desenvolvimento do QGIS para vê-lo cada vez mais com cara brasileira, viste o site da comunidade QGISBrasil, em especial a seção COLABORE. Considere contribuir financeiramente com o projeto, pois somente desta forma a comunidade QGISBrasil poderá manter este espaço em funcionamento e ativo, bem como fomentar promoção do QGIS no Brasil.

Artigo escrito por Arthur Nanni e Luiz Motta

Tags:

One response

  1. Prezado colegas da comunidade,

    Paz e Bem!

    Tomei conhecimento da comunidade Q Gis do Brasil antes da semana santa quando o Anderson chama a atenção pelo pouco interesse dos profissionais pela comunidade. Agora a realidade é outra, isto me alegra muito.
    Sou do município de Placas e trabalho com o Cadastro Ambiental Rural – CAR no Software Q Gis versão 1.6, adotado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará. A secretaria possui um programa oline para cadastrar PESSOA ( o proprietário), EMPREENDIMENTO (propriedade rural), MAPA DIGITAL, este pode ser em grau decimal ou grau minuto segundo. E o PROJETO DIGITAL. Os programas da Secretária nos fornecem as bases de referencias e os arquivos modelos para serem criados os SHPs para serem enviados para a secretaria para devolução da carta imagem para compor o CAR.
    O problema é na criação dos SHP da área desmatada, reserva legal, reserva permanente e uso alternativo do solo. Tenho pleno domínio teórico dos conceitos; sei criar cada um no plano imaginário e teórico, porém não conheço as ferramentas e suas manipulações no programa para a construção dos meus objetivos.
    Peço que esta comunidade me ajude a romper este limite profissional.

    Um fraterno abraço,

Deixe uma resposta