É com grande prazer que lançamos o primeiro Guia do Usuário oficial do QGIS em português brasileiro. Escrito para a atual versão estável 1.7.4 do QGIS, o Guia do Usuário conta com 291 páginas, muitas seções e trás um tópico adicional “Usando Complementos Externos”.

A tarefa de construção do Guia do Usuário do QGIS teve início há mais de um ano com o projeto de extensão “Adequação do Aplicativo Computacional Quantum GIS, um Sistema de Informações Geográficas para o Público Brasileiro”, executado por membros internos da Universidade Federal de Santa Catarina e usuários do QGIS espalhados pelo Brasil.

Coordenado por Arthur Nanni, que está à frente do projeto QGISBrasil desde 2005, o Guia do Usuário em português é baseado na versão original em inglês, porém com cara brasileira, pois foi confeccionado com quase a totalidade das telas baseadas na interface do QGIS em português . Mais do que isso, trás consigo um novo banco de amostra com bases vetoriais e raster, que tornam mais familiar o aprendizado ao usuário brasileiro.

O lançamento do manual para a atual versão estável 1.7.4 do QGIS marca o aniversário de 2 anos da comunidade QGISBrasil e é, com certeza, o fruto de maior significância dessa caminhada inicial.

Cunhado por muitas cabeças e mãos, esta obra apresenta carências e erros que, com a surgência de suas novas edições que acompanharão as futuras versões do QGIS, serão aos poucos resolvidos para que tenhamos um produto cada vez mais confiável para orientação no aprendizado do QGIS.

Outro avanço destes dois anos é o alcance de 100% de tradução da interface gráfica, sendo 98,7% com sentenças confirmadas ou em vias de confirmação.

O longo tempo de confecção desta obra deveu-se a árdua tarefa de organizar uma grande equipe, que atua de forma voluntária, porque entende o valor de se ter um produto que possibilite a popularização das geoinformações. Com revisão finalizada a cerca de um mês atrás, o atraso no lançamento da versão final do manual foi devido ao súbito afastamento do Leônidas, o cara que tocou boa parte das tarefas nos últimos meses e que aguardamos com expectativa seu retorno. Além disso, hoje minha mãe saiu da UTI de um hospital em Porto Alegre, o que sinaliza uma sobrevida à pessoa que mais admiro e me ensinou a não desistir sem antes insistir. Isto revela que por trás de um software existem pessoas capazes de driblar as adversidades da vida para viabilizar o bem coletivo.

Enfim, a comunidade QGISBrasil espera que esta obra seja útil na proliferação das geoinformações através da divulgação do QGIS e propagação de novos usuários por este Brasil afora.

Baixe agora…

Guia do Usuário do QGIS 1.7.4

Banco de amostra

Categories:

Tags:

10 Responses

  1. Parabéns Arthur e demais voluntários que investiram seus tempos livres na tradução deste Guia. Continuem sempre assim, pensando no coletivo.
    Abraços.

  2. Parabéns a todos (as) que participaram da empreitada. E assim seguimos neste ambiente colaborativo

  3. Parabéns a equipe toda, assim o Qgis se propaga com ambiente colaborativo muito bom !!!!!

  4. Esta ferramenta é tão boa que meu colega “quebrou” a barreira de outro aplicativo. PAGO, Caro e somente em inglês.
    Muito obrigado, a toda equipe. Os Agricultores Familiares do PA, agradecem.
    CONTINUEM SEMPRE NESTE ESPÍRITO. O investimento que fazem ainda é alto, porém, logo (todos os usuários) estaremos sensibilizados a contribuir. Afinal a ferramenta é ótima.
    Marcelo Reis.

  5. […] Laçamento da primeira Guia do Usuário QGIS – Versão 1.7.4 1 minuto atrás por Marcus Pereira 0 É com grande prazer que lançamos o primeiro Guia do Usuário oficial do QGIS em português brasileiro. Escrito para a atual versão estável 1.7.4 do QGIS, o Guia do Usuário conta com 291 páginas, muitas seções e trás um tópico adicional “Usando Complementos Externos”. Link: http://qgisbrasil.wordpress.co[…]uario-parcial-da-versao-1-7-3/ […]

  6. Obrigaodo Arthur,
    Você não é o “Rei Arthur”, mas é a pessoa que admiramos devido sua vontade e persistência em divulgar o Quantun GIS para toda a comunidade brasileira.
    Apesar de já estar fora do mercado de trabalho, continuo querendo saber mais a respeito deste software que acredito logo logo será utilizado por todos os órgãos públicos brasileiros, principalmente o INCRA, que utiliza em seu Banco de Dados de Georreferenciamento o Geomedia totalmente desatualizado.
    Cristovão Guedes – Geografo

  7. Obrigado Cristóvão. Faço esta tarefa por acreditar no coletivo. Espero que o QGIS possa ser muito útil a todos que os que precisam trabalhar com dados espacializados.

Deixe uma resposta