Salve Salve pessoal da comunidade Quantum GIS Brasil, estou iniciando no mundo das geotecnologias e diante da nova versão do QGIS 1.8, percebi que a união de tabelas a uma shape do projeto não é mais possível pelo menu VETOR>>GEOPROCESSAR>>UNIR, e diante de tal impasse encontrei uma solução. Veja:

Se você tem o seguinte problema: Unir uma tabela externa a uma camada shape de um projeto no QGIS 1.8, como mostramos abaixo:

FIGURA 01: Tabela externa.

Tabela externa

FIGURA 02: Mapa de setores do censo 2010 e Tabela da camada shape (Vetorial).

2

Então siga o passo-a-passo abaixo (sobretudo para o Qgis 1.8).

    1. Carregue a tabela no formato .dbf como se fosse uma camada vetorial, pelo ícone1-1;

A camada base_setores_ibge, apresentará-se assim no campo das camadas:

FIGURA 03: Tabela externa apresentada como uma camada do projeto.

Tabela externa apresentada como uma camada do projeto

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre a camada que você deseja unir à tabela carregada, em seguida clique em propriedades.
  2. No menu superior da janela que surge, selecione a guia Uniões:
  3. Clique no ícone mais (+), para adicionar uma nova união;

FIGURA 04: Guia “uniões” (de camadas/tabelas).

Guia “uniões” (de camadas/tabelas)

  1. Na janela que surge (ver figura abaixo), em unir camada, selecione a camada da tabela externa carregada como camada vetorial; Em unir campo, selecione o campo da tabela carregada que deseja relacionar ao campo da camada vetorial, que por sua vez é o campo alvo;

FIGURA 05: Definição da tabela e campos da união.

Definição da tabela e campos da união

Pronto, veja como ficou a nova tabela:

FIGURA 06: Tabela resultante da união.

: Tabela resultante da união

VANTAGENS:

Comparando com o método de união de tabelas das versões anteriores do qgis, este método tem muitas vantagens, pois:

  • Não é necessário criar uma nova camada vetorial(shape) com uma nova tabela resultante da união das duas anteriores, apesar de ser possível;
  • Permite melhor gestão, já que a tabela pode ser manipulada de forma externa ou internamente ao projeto;
  • Não é necessário que as colunas de relacionamento tenham o mesmo titulo, já que os campos (unir e alvo) podem ser definidos distintamente;
  • Uma mesma camada vetorial pode ser relacionada com várias tabelas independentes.
  • O mesmo processo pode ser utilizado para unir tabelas de duas camadas vetoriais;

Categories:

Tags:

18 Responses

  1. prezado, estou seguindo sua dica, mas no meu quantum 1.8 não aparece a opção dbf entre as opções de importação de arquivos vetoriais, grato

  2. Quando você clicar no ícone adicionar camada vetorial e tentar adicionar um arquivo, será exibido apenas os arquivos shape (.shp), para exibir todos os arquivos, inclusive .dbf:
    Selecione todos os arquivos(*) no campo de seleção da janela que abre para você procurar o arquivo .dbf, este menu de seleção encontra-se do lado do campo nome na parte inferior direita da janela.

  3. então… consegui, com o libreoffice calc, abrir o arquivo .dbf, no quantum gis, mas depois da união das tabelas os valores não aparecem, aparece “hull”

  4. Perceba que para unir as tabelas você tem que ter campos correspondentes, ou seja, em nosso exemplo vamos unir a partir do campo (ou coluna) setores do ibge, isso significa que todos os elementos devem ter um código correspondente nas duas tabelas, as linhas que não tiverem este campo correspondente não permitirão a união e ficará NULL, assim lhe recomendo que reveja as duas tabelas e veja se o campo de união é correspondente, lembrando que SETOR é diferente de setor, assim como dados numéricos também são diferentes.

  5. ótima matéria!
    mas estou tendo um problema,quando vou ligar a tabela .dbf ao shape, na opção de “unir campo” só aparece as opções N1;N2;N3, já na opçaõ “campo alvo” eu consigo visualizar a opção de coluna que eu quero associar.
    isso atrapalha porque na hora de criar um mapa categorizado ele não reconhece essas colunas N

  6. Muito bom!! Há como unir feições selecionadas de dois shapes diferentes em uma terceira tabela de atributos? Tenho um shape com linhas e outros com pontos, preciso criar a relação linhas pontos na sequência em que os selecionei.

  7. É possível sim, desde que os dois shapes contenham uma coluna comum nas suas respectivas tabelas de atributos, independente se a forma de representação do shape é linha, ponto ou polígono ou uma tabela .dbf (como mostrado neste tutorial).

  8. Olá! Eu consegui inserir a tabela externa no qgis 2.0, porém ela não esta aparecendo completa, de cada titulo so aparece uma coluna. poderia me ajudar a fazer aparecer ela completa com todos os dados?

    Obrigado!!!

  9. Ei boa tarde, eu uni as tabelas porem o nome das colunas ficaram com o nome da tabela anterior na frente do nome correto da coluna, como faço para modificar? Obrigada, Carolina.

  10. Ei boa tarde, eu uni as tabelas porem o nome das colunas ficaram com o nome da tabela anterior na frente do nome correto da coluna, como faço para modificar? Obrigada, Carolina.,

  11. Boa noite Carolina, depois que as duas tabelas estiverem unidas, faça isso:
    -> Se for a união de duas tabelas: Clique com o botão direito do mouse na tabela que recebeu a união, em seguida, clique em “salvar como”, no campo formato, selecione “Arquivo DBF”, salve o novo arquivo.
    -> Se for a união de duas camadas shapes ou uma camada shape e outra tabela, ao invés de “Arquivo DBF”, selecione “Arquivo Shape ESRI”.
    Depois que seu arquivo contendo a união das duas tabelas foi salvo, abra o arquivo .dbf com um editor de planilhas (OpenOffice, excel), então você pode apagar a coluna que quiser, criar novas e editar conforme suas necessidades. É só salvar e carregar o novo arquivo no Qgis.
    Existe ainda uma segunda forma, por meio do complemento Table Manager, que permite editar tabelas, para aprender a utilizá-lo, recomendo este tutorial: http://processamentodigital.blogspot.com.br/2010/08/quantum-gis-plugin-table-manager-022.html
    Obs. Depois que for instalado, o complemento estará no menu Vetor>Table Manager>Table Manager

  12. Boa noite! Ao realizar o passo a passo indicado, eu consigo inserir apenas os títulos das colunas. Quanto a todas as outras informações que deveriam também ser importadas, aparece a palavra NULL. O que devo verificar para ter êxito. Desde já, obrigada!

Deixe uma resposta