Instalação do SAGA GIS no Quantum GIS através do Sextante

O Quantum GIS combinado com as ferramentas do SAGA GIS gera um ganho significativo para as pessoas que trabalham em ambiente de produção de dados com software livre. Nosso objetivo é utilizar estes aplicativos para manipulação dos recursos hídricos. Neste tutorial vamos realizar a instalação de todas as ferramentas que possibilitam essas análises.

Download da versão MSW no Site Oficial do SAGA GIS

Acesse o site oficial do SAGA GIS e clique no menu Downloads.

SAGA | System for Automated Geoscientific Analyses

http://www.saga-gis.org/en/index.html
Clique no diretório com a versão 2.0 do SIG. Uma lista com links contendo várias versões do programa será aberta. Nosso alvo é a última versão estável do SAGA GIS 32 bits (versão 2.0.8 durante a criação deste tutorial). O formato MSW dispensa instalação, portanto, vamos optar por ele.

Após o download, descompacte a pasta do SAGA GIS no diretório raiz do computador.

Instalação do Conjunto de Ferramentas Sextante no Quantum GIS

Execute o Quantum GIS e clique no menu Complementos – Buscar Complementos Python. Digite Sextante no campo Filtrar por e marque o arquivo para instalação. Finalmente, pressione o botão Instalar Complemento.

Instalação do SAGA GIS no Quantum GIS através do Sextante

O último passo consiste em apontar os algoritmos do SAGA GIS para execução a partir do conjunto de ferramentas Sextante.
Clique no menu Analysis – Sextante Options and Configuration.

Localize o módulo SAGA e marque a opção Activate. No campo SAGA Folder, digite ou cole o diretório com os algoritmos do SAGA que foram descompactados. Finalize a operação com o botão OK.

O SAGA GIS está pronto para ser utilizado no QGIS via Sextante e pode ser acessado através do painel direito. Para testá-lo, vou executar um programa para gerar um relevo sombreado iluminado:

Terrain Analysis – Lighting – Analytical Hillshading

Este é o DEM SRTM de entrada:

Clique aqui para ampliar

O raster gerado pelo SAGA GIS é um relevo sombreado com iluminação, onde você pode direcionar o grau de inclinação da vertente e controlar o exagero vertical da elevação:

Clique aqui para ampliar

Nos próximos posts daremos prosseguimento às análises hidrológicas no Quantum GIS com reforço dos algoritmos do SAGA GIS.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o Suporte Quantum GIS Brasil.

Categories:

Tags:

17 Responses

  1. Tentei rodar no Linux ubuntu 12.04 – QGIS 1.8 Lisboa, um relevo sobreado pelo SAGA (Terrain Analysis – Lighting – Analytical Hillshading) com imagem ASTER e recebi aviso de erro Python:

    (Um erro ocorreu enquanto executava o seguinte código Python:

    Traceback (most recent call last): File “/home/leo/.qgis//python/plugins/sextante/gui/AlgorithmExecutionDialog.py”, line 208, in accept self.setParamValues() File “/home/leo/.qgis//python/plugins/sextante/gui/AlgorithmExecutionDialog.py”, line 145, in setParamValues if not self.setParamValue(param, self.paramTable.valueItems[param.name ]): File “/home/leo/.qgis//python/plugins/sextante/gui/AlgorithmExecutionDialog.py”, line 168, in setParamValue return param.setValue(widget.getValue()) File “/home/leo/.qgis//python/plugins/sextante/parameters/ParameterRaster.py”, line 76, in setValue return os.path.exists(self.value) NameError: global name ‘os’ is not defined

    Versão do Python: 2.7.3 (default, Aug 1 2012, 05:27:35) [GCC 4.6.3]

    Versão do QGIS 1.8.0-Lisboa Lisboa, exported

    Caminho para o Python: [‘/home/leo/.qgis/python/plugins/GeoCoding’, ‘/home/leo/.qgis/python/plugins/GeoCoding’, ‘/home/leo/.qgis//python/plugins/sextantelwgeomprovider’, ‘/home/leo/.qgis/python/plugins/elevation’, ‘/home/leo/.qgis//python/plugins/sextanteexampleprovider’, ‘/home/leo/.qgis//python/plugins/sextante’, ‘/home/leo/.qgis//python/plugins/permaclim’, ‘/home/leo/.qgis//python/plugins/sextante_taudem’, ‘/usr/share/qgis/python’, ‘/home/leo/.qgis//python’, ‘/home/leo/.qgis//python/plugins’, ‘/usr/share/qgis/python/plugins’, ‘/usr/lib/python2.7’, ‘/usr/lib/python2.7/plat-linux2’, ‘/usr/lib/python2.7/lib-tk’, ‘/usr/lib/python2.7/lib-old’, ‘/usr/lib/python2.7/lib-dynload’, ‘/usr/local/lib/python2.7/dist-packages’, ‘/usr/lib/python2.7/dist-packages’, ‘/usr/lib/python2.7/dist-packages/PIL’, ‘/usr/lib/python2.7/dist-packages/gst-0.10’, ‘/usr/lib/python2.7/dist-packages/gtk-2.0’, ‘/usr/lib/python2.7/dist-packages/ubuntu-sso-client’, ‘/usr/lib/python2.7/dist-packages/ubuntuone-client’, ‘/usr/lib/python2.7/dist-packages/ubuntuone-control-panel’, ‘/usr/lib/python2.7/dist-packages/ubuntuone-couch’, ‘/usr/lib/python2.7/dist-packages/ubuntuone-installer’, ‘/usr/lib/python2.7/dist-packages/ubuntuone-storage-protocol’, ‘/usr/lib/python2.7/dist-packages/wx-2.8-gtk2-unicode’, ‘/usr/share/qgis/python’, ‘/usr/share/qgis/python’, ‘/home/leo/.qgis/python/plugins/cataloginpecreate/logic’, ‘/home/leo/.qgis/python/plugins/cataloginpecreate/gui’, ‘/usr/share/qgis/python/plugins/fTools/tools’])

    Aguem saberia o que ocorre e como resolver?

    Desde já grato. Abs

  2. Oi Leônidas, como vai?

    Por incrível que pareça, instalar o SAGA GIS para uso no Ubuntu é mais fácil ainda.

    O meu aqui é o Linux Mint 13 Maya. Acesse o Synaptic e instale o SAGA GIS fisicamente por ali (você deve marcar para instalação o saga, libsaga e o python-saga). Depois, no Sextante, basta marcar a opção Activate e pronto. Os algoritmos do SAGA GIS estão funcionando perfeitamente aqui. Eis a rotina que você está se referindo ao terminar sua execução: https://dl.dropboxusercontent.com/u/149563251/print/SAGA_QGIS_LINUX.png

    Utilizei o SRTM TOPODATA, mas vou fazer um teste com o ASTER GDEM. Abraço!

  3. Olá galera! Estou com problemas na instalação do sextante referente ao SAGA para o windows 7. podem me ajudar?

  4. Olá Aderson, pode descrever com detalhes o problema ocorrido ou enviar um printscreen?

    Abraços, Jorge Santos

  5. Não consigo enviar o printscreen, mas descrevo.

    1. Procedi até a 5 imagem “Sextante Options”

    2. No 5, vi que “SAGA folder” não existia NADA depois dele. Mesmo assim continuei, e deu um erro e solicitou a ativação

    3. Então escrevi o caminho igual está na imagem 5 “C:saga_2.0.8_bin_msw_win32”

    4. Inseri um SRTM, porém o mesmo só aparece em cor sólida cinza. Já fui em propriedade>mapas de cor…e nada da textura do SRTM que vemos normal em outros softers.

    5. Fui no caminho do SEXTANTE: Saga [244 geoalgoritms]>Terrain Analysis-Lighting>Analytical Hillshading. Mesmo assim, aparece uma camada na mesma cor sólida associada aos valores máximos e mínimos da imagem.

  6. Se entendi bem sua questão, deve ser a primeira vez que você está lidando com dados SRTM. Sendo assim, vou lhe passar algumas instruções.

    1 – O SRTM com aspecto cinza citado no seu comentário deve apresentar um aspecto semelhante a este:

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/149563251/print/SRTM1.png

    2 – Para solucionar, acesse as Propriedades do Raster:

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/149563251/print/SRTM2.png

    3 – Modifique o campo Melhorar Contraste para “Extender para Min/Max:

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/149563251/print/SRTM3.png

    4 – o SRTM deve recuperar o aspecto de elevação, tal como visto na imagem abaixo:

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/149563251/print/SRTM5.png

    Repita esse procedimento para o raster sombreado criado pelo Saga GIS. Você pode configurar automaticamente o realce para Min/Max no menu Configurações – Opções. Lá tem uma aba chamada Renderização. Nesta guia, basta localizar o campo Melhorar Contraste e setar a opção para “Extender para Min/Max”. A partir de agora, todos os arquivos raster adicionados no programa irão exibir os valores mínimo e máximo de cada banda.

  7. oi,
    instalei o saga pelo sextante no QGIS 1.8 Lisboa e tentei o procedimento (Terrain Analysis/ Lighting / Analytical Hillshading) numa imagem topodata, mas aparece uma caixa com o seguinte erro:

    Could not load layer: C:UsersAcerAppDataLocalTempsextantesagaanalyticalhillshadingf338ccfff10440328a1e3b6d666a3e60.tif
    Check the SEXTANTE log to look for errors

    ao conferir o erro no SEXTANTE log, aparece a mensagem:

    [Thu May 23 2013 13:38:18] Could not load model watersheds.model

    O que será que está acontecendo?
    abçs

  8. Oi Luana,

    A mensagem de erro diz que o Sextante não está conseguindo carregar essa camada temporária que você gerou. Isso pode disso estar acontecendo por “n” razões, a mais provável é que a sua pasta de arquivos temporários está cheia. Use um programa como o ccleaner para limpar o computador ou utilize a limpeza de disco do Windows.

    Duas opções para tentar resolver isso:

    1a – Tente gerar um TIF fisicamente, ao invés de permitir que o Sextante/SAGA crie um arquivo temporário:

    https://dl.dropboxusercontent.com/u/149563251/print/qgis_file_hillshading.png

    2a – Acesse a pasta indicada na mensagem de erro e carregue a camada raster temporária por ali. No seu caso,

    C:UsersAcerAppDataLocalTempsextante

    “Acer” é o nome do usuário do seu computador, assim como “jorge” é o nome deste usuário:

    C:UsersjorgeAppDataLocalTempsextante

    Apenas acesse essa basta e verifique se o Hill Shading está nela.

    Blz?

    Abraços, Jorge Santos

  9. Olá….fui tentar instalar em meu outro computador o sextante, porém não consegui. Para poder me utilizar do SAGA. Procedi com a instalação do “recommended for new users”>>”Download QGIS”. Tudo bem, porém quando vou fazer o procedimento de instalação do sextante pelo “Complementos”>”Buscar Complementos Phyton” não aparece a opção do Sextante. O que pode ser? Consegui num que é windows vista, porém no meu windows 7 não consigo. Podem me ajudar?

  10. Oi Aderson, como vai?

    1 – Este parece ser outro problema. Você conseguiu resolver o problema anterior?
    2 – Existem duas instalações, mas parece que você instalou a versão Standalone. Este Windows 7 que não exibe o Sextante é o Windows 7 Ultimate?

  11. Olá Jorge! Realmente! Desculpe, esqueci de agradecer. Realmente consegui com aqueles encaminhamentos que me destes resolver no outro computador. Obrigado mesmo.

    Quanto a esse novo problema, ele se dá em OUTRO computador no qual o windows 7 é o Home Basic.

  12. Se você realizou o download do QGIS para iniciantes, deve ter sido este arquivo:

    QGIS-OSGeo4W-1.8.0-2-Setup.exe

    Fiz um teste e instalei o módulo Sextante no QGIS para iniciantes. Funcionou perfeitamente. Não tenho condições de reproduzir este problema aqui, portanto, não tenho como afirmar que este é um problema é o Windows, porém você mesmo constatou que a ferramenta funciona em outro Sistema Operacional.

    Experimente formatar o computador e migrar para uma versão do Windows 7 com poucas limitações. Recomendo o Windows Seven Ultimate 32 Bits ou 64 Bits (para computadores modernos com + de 4 GB de RAM). Após a instalação do Sistema, se você possui um nome composto (João Paulo, Pedro Renato, Ana Paula, etc.) evite criar nome de usuário Windows 7 com separação e acentuações. Crie usuários utilizando o primeiro nome apenas (Joao, Pedro, Ana, etc.). Descobri que o nome de usuário do Windows causa graves problemas durante a utilização do Quantum GIS.

    Abraço, Jorge Santos

  13. Creio que seja a versão mesmo apenas, pois, o nome da máquina está com apenas um nome (não composto) e quanto aos separadores e símbolos estão por ponto (visto que alguns programas também verificam erros com tipos de separadores por “,”).

    Vou ver como proceder no mais, pois a formatação nesse computador que estou, visto alguns fóruns quanto ao mesmo modelo, informarem de problemas quanto.

    Enfim, mais uma vez agradeço e vou ver isso.

  14. Sim, resolva isso pois estas versões limitadas do Windows não servem para muita coisa.
    Faça uma instalação nova e EVITE qualquer nome composto, não somente no Windows, mas em qualquer lugar do universo da informática. Que bom que você não utiliza mais de um nome para login de usuário Windows, fico feliz, porém eu faço esse alerta preventivamente, a fim de que outras pessoas que não conhecem essa área da computação passem a conhecer e evitem isso a qualquer custo.

    Boa sorte! Jorge Santos

  15. Meu instalador de complementos python nao aparece no qgis, estou ha uma semana tentando resolver um erro e preiso desse instalador pra fazer esse processo, só que não to achando nem a paau. Se alguém souber como me ajudar eu agradeceria muito. Obrigado

Deixe uma resposta