O LAAm concluiu o projeto de extensão Adequação do Aplicativo Computacional QGIS, um Sistema de Informações Geográficas para o Público Brasileiro, que buscou a popularização deste Sistema de Informações Geográficas para o público nacional.

Iniciada em 2010, a comunidade QGISBrasil precisava ser melhor estruturada e as versões traduzidas da interface gráfica e dos manuais, para o português brasileiro precisavam acompanhar os novos lançamentos do aplicativo. Durante o projeto houveram as traduções das interfaces gráficas das versões 1.6, 1.7.4, 1.8 e 2.0, compreendendo mais de 5000 sentenças de comandos traduzidas/adaptadas. Além deste avanço, houve o lançamento do Guia do Usuário da versão 1.7.4 e encontra-se em fase desenvolvimento a tradução do manual da atual versão 2.2. Todos estes procedimentos contaram com a participação de voluntários participantes da comunidade QGISBrasil.

Ao iniciar as atividades em abril de 2011 a comunidade contava com apenas 28 inscritos no grupo de discussões e atualmente conta com mais de 1000 participantes. Esta tendência de crescimento também é registrada em redes sociais, onde a troca de informações entre usuários é intensa.

Número de inscritos no grupo de discussões da comunidade QGISBrasil no período do projeto.

Ao longo deste período houve a adoção do QGIS como ferramenta institucional em laboratórios de geoprocessamento de universidades e para gestão territorial, como é o caso do INCRA, que promoveu cursos internos de capacitação de seus técnicos para o uso do QGIS.

Cursos de extensão de curta duração abordando procedimentos básicos de uso foram ofertados gratuitamente nas edições da SEMAGEO e SEPEX, com intuito de atender o público interno da UFSC.

Os dez países que mais acessaram o blog da comunidade desde fevereiro de 2012.

As fronteiras brasileiras foram ultrapassadas pelos canais de comunicação da comunidade e usuários de outros países de língua portuguesa, como Moçambique, Cabo Verde, Portugal e Angola passaram a participar. Isto fez dos canais de comunicação da comunidade QGISBrasil, locais de consulta e inspiração para a criação de outras comunidades ao redor do mundo, como é o caso das comunidades da Malásia e Portugal.

O último passo do projeto foi, após sensibilizar técnicos, descentralizar o gerenciamento da comunidade, repartir o fardo para ser mais facilmente carregado. Hoje a comunidade QGISBrasil conta com esta gestão descentralizada, onde 14 colaboradores desenvolvem voluntariamente a continuidade das atividades promovidas desde 2010.

O formato adotado para difusão das informações da comunidade QGISBrasil foi um blog. Este canal permite a atuação de diferentes autores/colaboradores para troca de tutoriais, aviso de cursos e outros. Este blog teve um significativo incremento de acessos e visitações durante o período do projeto e segue com esta tendência para as próximas versões.

Acessos ao site da comunidade QGISBrasil desde 2010.

O resultado final desta iniciativa do LAAm é o êxito incontestável de ter difundido uma ferramenta computacional de acesso livre francamente usada para o planejamento do território. Este resultado possibilita a inclusão de ferramentas SIG a custos muito baixos ou nulos, dependendo do caso de aplicação, possibilitando a democratização deste tipo de tecnologia.

Originalmente publicada em http://laam.ufsc.br/2014/04/19/laam-conclui-o-projeto-qgisbrasil/

Categories:

Tags:

2 Responses

Deixe uma resposta