QGIS22_AdicionarCoordenadasXY

Tutorial no formato de perguntas e respostas

1 – Quero importar uma lista de coordenadas para pontos no QGIS, como devo proceder?

Resposta: o primeiro passo consiste em identificar o formato das coordenadas. Os formatos mais utilizados são:

  • Graus, Minutos e Segundos | 44º 21′ 20.15” W , 22º 59′ 7.41”  S
  • Graus Decimais | -44,355597 , -22,985392
  • Planas | 749549,731 E , 9435369,888 N

As duas primeiras opções pertencem ao Sistema de Coordenadas Geográficas (Geodésicas) e sua unidade é o grau. A última faz parte do Sistema de Coordenadas Planas UTM (Universal Transversa of Mercator), o sistema projetado padrão no Brasil. Sua unidade é o metro.

2 – Minhas coordenadas estão em Graus, Minutos e Segundos. O que faço?

Resposta: Faça a conversão de Graus, Minutos e Segundos para Graus Decimais.

3 – Okay, tenho as coordenadas em Graus Decimais. Qual é o próximo passo?

Resposta: Salve o documento do Excel como CSV (separado por vírgulas). O Excel deve informar que o documento pode conter dados incompatíveis com o formato CSV. Pressione SIM e feche o documento. Em seguida, o Excel deve sugerir que as alterações no CSV precisam ser salvas. Clique no botão Não Salvar.

Formato CSV

Abra o QGIS 2.2. Antes de carregar os pontos no programa, é preciso adicionar no mapa uma base cartográfica vetorial de referência e somente depois você deve executar a ferramenta Texto Delimitado. Todos os procedimentos descritos aqui estão documentados no vídeo abaixo.

VIDEOTUTORIAL

Link para visualizar o vídeo no Youtubehttp://youtu.be/jC_JzKqEeB0

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=jC_JzKqEeB0]

Download do Tutorial no formato MP4

Estamos testando a hospedagem dos vídeos no MediaFire.

MediaFire

  • QGIS 2.2: Criação de Shapefile de Pontos a partir de uma Localização XY (58 MB) | http://goo.gl/W7UXyo

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o Suporte Quantum GIS Brasil

Tags:

9 Responses

  1. muito bom o tutorial, agora uma pergunta, eu fiz os procedimentos e importei com o sistema de coordenadas WGS84 e bateu corretamente os pontos, porém eu preciso importar em sirgas2000 ai nesse caso os pontos não batem certo, tem como transformar pelo qgis?

  2. Oi Felipe, como vai?

    Depende do tipo de projeção que você está utilizando. Se os dados da planilha estão em coordenadas geográficas, você pode associar sim o Datum SIRGAS 2000 do Sistema Geográfico de Coordenadas. O código EPSG para dados em GCS é 4674.

    Se o sistema é plano, do tipo SIRGAS 2000 UTM Zone 23 S, são outros procedimentos. Para maiores informações, encaminhe seus pontos e a planilha para jorgepsantos2002@gmail.com.

  3. olá, sou iniciante no QGIS, e gostaria de saber, porque ao carregar a base cartográfica, não aparece nenhum texto, ou seja as divisões todas aparecem, mas os textos não?. Obrigado.

  4. Oi André, tudo bem?

    Os textos aparecem ao carregar a base somente se você salvar os estilos como arquivo QML. O QGIS vai exportar as cores (simbologia) e os textos (Rótulos). Para você aprender a salvar os estilos, assista essa minha videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=q_T2nC_d8Ko | Jorge Santos

  5. Toda vez que você receber coordenadas geográficas em graus, minutos e segundos, terá que converter sim para graus decimais (formato suportado pelo QGIS, ArcGIS, gvSIG, etc).

  6. Estou começando a usar o QGIS para fazer mapas simples. Quando tenho de trabalhar em UTM não tenho muitos problemas e consigo avançar com o trabalho. Porém, quando preciso inserir coordenada geografica (graus, minutos e segundos) não consigo fazê-lo. Não consigo encontrar referencia a isso no manual do QGIS ou mesmo na internet. Consigo até usar graus decimais porém não consigo em graus, minutos e segundos. Agradeço muito se alguém puder me ajudar – (imagino que seja apenas mudando as propriedades do SCR porém, para qual?).

    Abraços!

Deixe uma resposta