Criação de Manuais: uma nova fase na produção de conteúdo

Em Geotecnologias, podemos considerar que sites e blogs são ferramentas importantes para o aprendizado da comunidade e servem como elo para pessoas que buscam esse tipo de informação na Web. Além disso, blogs podem ser considerados como instrumentos de medição do conhecimento de um grupo de indivíduos com objetivos em comum. Por isso, o esforço empregado por um blog na grande maioria  é direcionado para atender questões do seu próprio ecossistema, até porque os textos de um autor refletem sua personalidade e visão de mundo.

Com o crescimento das Geotecnologias no Brasil, se faz necessário estabelecer procedimentos e padrões de modo que qualquer usuário recém-chegado na comunidade tenha condições de falar a mesma linguagem dos demais. Portanto, creio que o formato de tutorais da forma que são concebidos devem continuar a existir, porém precisamos produzir documentação multidisciplinar. Nos fóruns e listas de discussão que participo, eu tenho absorvido a dificuldade de muita gente diante do computador e confesso que isso me assusta um pouco. Não estou falando de complexos cálculos algébricos com raster ou gigantescas rotinas em Python, é a dificuldade em lidar com o  sistema operacional Windows mesmo.

No trabalho que desenvolvo no site e nas consultorias que presto, tenho topado com pessoas que possuem dificuldades para:

  • Enviar um arquivo shapefile compactado corretamente;
  • Pessoas que criam pastas com espaços e acentuação;
  • Pessoas que trabalham na Área de Trabalho;
  • Pessoas que utilizam nome composto no sistema, etc.

Alguns desses comportamentos são inapropriados e podem prejudicar um projeto de SIG – e isso tem acontecido com frequência. Assim, creio que seja importante documentar procedimentos em Geoprocessamento não esquecendo de embutir competências de outras áreas do conhecimento , como noções de Excel, Windows, Linux, entre outros.

Manual Técnico para o QGIS

Este documento é uma publicação que representa minha experiência com esses programas há pelo menos oito anos. Logo, se eu disse para uma pessoa algo do tipo: “Não salve arquivo TIFF com tamanho superior a 2 GB”, estou dizendo isso porque tenho plena certeza que vai dar problema. Esses manuais são perfis de um técnico, da pessoa que lida com esses desafios no cotidiano. Manual técnico neste caso é a visão do utilizador, então espero conseguir uma melhor comunicação com outras pessoas que tem os mesmos interesses e que queiram compartilhar sua visão comigo.

O primeiro manual técnico para o QGIS envolve técnicas para instalação do programa. Com o passar do tempo, vou aperfeiçoar esses procedimentos de acordo com o conhecimento que eu conseguir absorver da comunidade. Já fiz um ensaio para o ArcGIS com intuito de resolver um dilema antigo.


Download do Manual

Escolha um dos formatos abaixo:

Sobre mim

Sou um geoprocessador. Não sou apenas um blogueiro, eu me interesso por você e pelas coisas que você faz, em especial sua experiência com GIS. Reconheço que tenho pouco tempo livre por conta dos meus compromissos, mas não sou uma pessoa inacessível. Então, se você tem interesse nas coisas que eu faço e quer se relacionar comigo, tudo bem pra mim. Vou responder seus e-mails e conversar com você no Skype/Hangout sempre que possível. Prometo lhe responder mesmo que eu não tenha uma resposta para sua dúvida. Se você quer falar comigo, quer que eu treine você em GIS ou PDI ou prefere que eu seja seu aluno/mestre, envie um o e-mail para que eu possa entrar em contato.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o Suporte Quantum GIS Brasil

Categories:

2 Responses

  1. Olá meu amigo, estou me familiarizando a pouco tempo com qgis, a pouco tempo fiz um curso sobre manchas criminais, mas to com dificuldade para puxar a tabela do excel para o qgis. Por exemplo, é possível lançar vários pontos no programa, convertendo a tabela do excel em arquivo vetorial apenas com os endereços que determinado crime aconteceu ou faz-se necessário a presença de coordenadas geográficas?

  2. Olá Edionisson, como vai?

    É perfeitamente possível montar essa mancha criminal com base nos endereços. Eu poderia explicar o passo a passo por aqui, mas vou sugerir outra coisa: adicione meus contatos para que possamos conversar através de um videoconferência. Fica mais fácil eu repassar para você o meu conhecimento.

    jorgepsantos2002@gmail.com – Meu Gmail, você pode bater para comigo no Hangout do Google
    jorgepsantos2002 – Meu Skype, para conversas e videoconferências.

    Ficarei aguardando seu contato. Um fraternal abraço!

    Jorge Santos

Deixe uma resposta