Edição de Feições no SIG

Este material é parte do curso de QGIS que estou ministrando para alguns amigos da faculdade. Como você deve ter observado no tutorial sobre Edição de Feições de Linha, este é um artigo muito bem detalhado sobre a edição de feições no QGIS que abre espaço para a compreensão de algumas técnicas empregadas em Getecnologias. É o mesmo tipo de material que estou produzindo com os Manuais Técnicos. Afinal, ensinar a utilização da ferramenta é importante, porém é preciso realizar uma abordagem sobre os fundamentos de Geoprocessamento e ciências complementares como a matemática, a física, a lógica e conhecimento de informática elementar (noções de Excel, Windows, etc).

Os dados iniciais deste  trabalho foram montados a partir de uma lista de coordenadas digitadas no Excel com localização XY. Esta lista foi convertida de Graus, Minutos e Segundos para Graus Decimais e exportada como arquivo CSV. Após a execução de todas essas tarefas, partimos para a edição de feições que você pode observar no vídeo.

Conteúdo do Curso

  • Base Cartográfica do Brasil;
  • Base Cartográfica do Mundo;
  • Conceito de geometria;
  • Adiconar Camada de Texto Delimitado (apenas no vídeo);
  • Técnicas para habilitar o ajuste (snapping);
  • Desenho de um polígono.


Download do Tutorial

Escolha um dos formatos abaixo:

Tutorial em Vídeo no Youtube

Link para assistir o vídeo no Youtube: http://youtu.be/QgY60lefvNw

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=QgY60lefvNw]

Download do Tutorial no formato MP4

O Mega é rápido, mas pode apresentar instabilidades. Se você não conseguir baixar o vídeo num primeiro momento, repita a tentativa em outro horário que vai dar certo.

Mega


Reprodução de Vídeos AVI/MP4

Se precisar de codecs para assistir vídeos no formato MP4, use o K-lite Mega Codec.


Precisamos do seu feedback!

Blogar é uma carreira solo. Videotutoriais são fáceis de serem produzidos, mas são péssimos para documentação em acervo e não podem ser impressos. Documentos são díficeis de serem produzidos, diagramados, etc., porém a leitura é maravilhosa. Eu gostaria de nunca utilizar vídeos, porém você precisa aprender SIG utilizando qualquer mídia. Infelizmente não tenho nenhum tempo de sobra para documentar em texto todos os procedimentos publicados no site, portanto, compense o imenso trabalho deste geoprocessador com o seu feedback, leitor (a) – comente, divugue e, acima de tudo, coloque esse conhecimento em prática.


Sobre mim

Sou um geoprocessador. Não sou apenas um blogueiro, eu me interesso por você e pelas coisas que você faz, em especial sua experiência com GIS. Reconheço que tenho pouco tempo livre por conta dos meus compromissos, mas não sou uma pessoa inacessível. Então, se você tem interesse nas coisas que eu faço e quer se relacionar comigo, tudo bem pra mim. Vou responder seus e-mails e conversar com você no Skype/Hangout sempre que possível. Prometo lhe responder mesmo que eu não tenha uma resposta para sua dúvida. Se você quer falar comigo, quer que eu treine você em GIS ou PDI ou prefere que eu seja seu aluno/mestre, escreva para o e-mail que está logo abaixo.


Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o Suporte QGIS Brasil.

Tags:

7 Responses

  1. Gostei muito, estou iniciando meus estudos agora e estes tutoriais são muito interessantes e importantes para meu aprendizado.
    Muito obrigado.

  2. olá narcélio. somos assíduos frequentadores do blog. é um a doas nossas fontes. grande abraço e por acaso, valeu pelo tópico!!!

  3. jorge, narcélio, queiram desculpar nosso equívoco. acabei confundindo suas pessoas, porém, tratam-se de duas grandes fontes de informação, particulares, quando o assunto é qgis.

    grande abraço aos dois!!!

  4. Sou bem novato, apesar dos meus 60 anos. Pra ter uma ideia, sou do tempo da máquina de escrever. Assim, meus teclados são “teclados” com tanta força que estragam com frequência…..É a vida, “meo”. Gostaria de saber se posso contar com alguém para encher o saco com as coisas bem básicas, pois este universo estou percorrendo com motores movidos á carvão, enquanto meus netos já estão na geração de “anti-matéria”. É mole?

  5. Sim, deu ruído no áudio, mas esse vídeo é meramente demonstrativo para os que leram o tutorial.

    Coloque no MUTE. Este é um trabalho de um homem só. Às vezes deixamos passar alguma coisa!

    Abraços, Carlos!

Deixe uma resposta