Atualização da tradução da GUI do QGIS 2.14 – tutorial

A Interface Gráfica do Usuário (GUI) é constantemente atualizada pela equipe de tradução da comunidade QGISBrasil. Logo após o lançamento de uma nova versão é comum aparecerem termos com erros de escrita ou mesmo equivocados para o comando associado. O projeto internacional insere também novas sentenças e correções para o inglês, que por vezes alteram o significado em português. Assim, nos preocupamos em deixar o seu QGIS sempre redondo para uso com estas novas atualizações.

O objetivo deste tutorial é demonstrar para você os procedimentos de atualização de tradução do QGIS no seu sistema operacional, dado a contínua inserção de novas sentenças traduzidas pela equipe da comunidade QGISBrasil.

Passo 1: Baixe o arquivo comprimido qgis_pt_BR.qm atualizado. (última atualização: 05/05/2016)

Passo 2: Descompacte o arquivo baixado para uma pasta de sua preferência e copie o novo arquivo “qgis_pt_BR.qm” para os destinos a seguir, de acordo com seu sistema operacional.

Passo 3 no Windows:

Com o QGIS Standalone instalado, procure no diretório do seu computador pela pasta …\QGIS Essen\apps\qgis\i18n (Figura abaixo), a qual contêm os arquivos na extensão .QM, cuja função é traduzir as sentenças do QGIS para os diversos idiomas;

1

Uma vez nela, exclua o arquivo “qgis_pt_BR.qm” existente. Aparecerá a mensagem “Acesso negado à pasta de destino” (Figura abaixo) e você deverá clicar em “Continuar” para prosseguir;

10_2

Cole o novo arquivo “qgis_pt_BR.qm” para a pasta na qual você excluiu o arquivo no passo anterior. Novamente aparecerá a mensagem “Acesso negado à pasta de destino” (Figura a seguir) e você deverá clicar em “Continuar” para prosseguir;

10_1

Passo 3 no Ubuntu Linux:

Com o QGIS 2.14 instalado no sistema operacional Ubuntu Linux copie o arquivo .QM descompactado. Após, acesse a pasta de destino para colar o arquivo atualizado como superusuário (root). Para tal, abra um terminal (Ctrl+Alt+T) e digite “sudo nautilus”. Navegue até a pasta /usr/share/qgis/i18n e sobreponha o arquivo de mesmo nome que lá houver.

Pronto, o seu QGIS está com a tradução atualizada!

Sabe como fazer para outros sistemas operacionais e quer compartilhar? Nos envie os passos para agregarmos aqui esta preciosa informação.

Se você encontrou um erro na tradução ou deseja sugerir uma tradução melhor, acesse Erros na tradução?

Caso queira auxiliar a equipe brasileira na tradução do QGIS, torne-se um tradutor. Visite Colaborar.

Texto: Geovano Hoffmann e Arthur Nanni

Publicado em Tutoriais