Neste tutorial aprenderemos a adicionar símbolos múltiplos SVG para uma camada de pontos, como exemplificado na Figura 1:

Figura 1 – Pontos com múltiplos símbolos SVG no QGIS.

Passo-a-passo para a criação de símbolos múltiplos SVG em camada de pontos no QGIS

Nestas localidades hipotéticas, cada local possui símbolos que representam serviços disponíveis (hotel, restaurante, estacionamento e aeroporto). Clique com o botão direito do mouse na camada de pontos e abra a tabela de atributos. Agora, clique no botão ‘Novo campo’ e adicione a quantidade de colunas referente a mesma quantidade de símbolos possíveis (neste exemplo são 4). Em seguida, preencha a tabela com o nome do ícone (Figura 2).

Figura 2 – Tabela de atributos.

Agora, salve as alterações e feche a tabela de atributos. Clique com o botão direito do mouse na camada de pontos e abra Propriedades. Na aba Estilo, clique no botão + para adicionar um novo marcador (Figura 3).

Figura 3 – Aba Estilo da janela Propriedades da camada de pontos.

Adicione a mesma quantidade de marcadores que serão necessários (neste exemplo são 4) e mais um para ser o marcador da localidade (Figura 4).

Figura 4 – Inserção dos 4 marcadores necessários.

Clique em cima de cada um dos 4 últimos marcadores e modifique-os para marcador SVG (Figura 5).

Figura 5 – Alterando o tipo de símbolo da camada para marcador SVG.

Selecione o primeiro marcador SVG. No campo Tamanho, clique no botão do lado direito e em Editar (Figura 6).

Figura 6 – Edição do marcador SVG.

Copie o texto abaixo na janela que abrirá:

CASE
WHEN "icone1" is not NULL
 THEN 4
 ELSE 0
END

*Onde está escrito “icone1” você deve substituir pelo nome da primeira coluna que você criou na tabela de atributos dos primeiros passos. Onde está o valor “4” você pode substituir pelo tamanho que você deseja para seu símbolo. Ao terminar, clique em Ok.

Repita o processo para os 3 marcadores SVG restantes, substituindo todos “icone1” por “icone2” no segundo marcador, “icone3” no terceiro marcador e assim sucessivamente.

Ao terminar este processo, clique novamente no primeiro marcador SVG. Deslize a barra lateral até a pasta com as imagens SVG. Selecione os símbolos que você deseja utilizar e copie o endereço de cada um, como exemplificado na Figura 7:

Figura 7 – Banco de ícones SVG no QGIS.

Após copiado o endereço, substitua-o no texto abaixo em cada um dos símbolos (por exemplo, o símbolo da imagem anterior será colado abaixo da linha que contém ‘restaurante’):

CASE
WHEN "icone1" = 'hotel'
 THEN 'C:/PROGRA~1/QGIS2~1.18/apps/qgis/./svg//gpsicons/h.svg'
WHEN "icone1" = 'aeroporto'
 THEN 'C:/PROGRA~1/QGIS2~1.18/apps/qgis/./svg//transport/amenity=airport.svg'
WHEN "icone1" = 'restaurante'
 THEN 'C:/PROGRA~1/QGIS2~1.18/apps/qgis/./svg//gpsicons/food.svg'
WHEN "icone1" = 'estacionamento'
 THEN 'C:/PROGRA~1/QGIS2~1.18/apps/qgis/./svg//gpsicons/car.svg'
 ELSE  ''
END

Após trocar os endereços no texto, clique no símbolo mostrado na Figura 8 e clique em Editar.

Figura 8 – Nova edição do marcador SVG.

Na tela que abrir, cole o texto do passo anterior (Figura 9) e clique em Ok.

Figura 9 – Editando a expressão dos múltiplos marcadores SVG.

Repita este passo de colagem para todos os marcadores SVG, substituindo “icone1” por “icone2” no segundo marcador SVG, “icone3” no terceiro, e assim sucessivamente.

No último passo, você deve ajustar o deslocamento dos símbolos para que eles não se sobreponham. Para isso, clique no primeiro marcador e em Deslocamento, digite em X o deslocamento horizontal que você deseja. Em Deslocamento Y, digite o deslocamento vertical. Ao repetir o processo para os próximos marcadores, digite um deslocamento X maior que o do marcador anterior, e repita o deslocamento Y. Neste exemplo foram utilizados os seguintes valores:

Finalize clicando em Ok para fechar a janela de Propriedades da camada.

Referência: Creating Dynamic Icon Series – Anita Graser