QField – a versão do QGIS para campo!

O QField é um projeto paralelo ao QGIS, construído para utilização em dispositivos móveis (principalmente smartphones e tablets) para atividades de campo. Desenvolvido pela OpenGIS, funciona com a mesma licença pública do QGIS, a GNU (General Public License), com código totalmente aberto para uso, inspeção e modificação. Utiliza o sistema operacional Android 4.0.3 ou mais atual e pode ser baixado pela Google Play clicando aqui.

O QField funciona com a localização por GPS, com todas as funcionalidades offline, capacidade de sincronização e permite a visualização de todas as camadas (raster e vetoriais) carregadas previamente no projeto e vetorização de camadas.

Confira neste tutorial como preparar e utilizar o QField no seu dispositivo móvel.

O primeiro passo é a instalação do QField no seu dispositivo. Realize o download no Google Play clicando aqui (Figura 1).

Figura 1: QField no Google Play.

O segundo passo é a preparação do seu projeto dentro do QGIS Desktop. Neste exemplo, criamos um projeto com dois arquivos vetoriais contendo os limites municipais do Estado de Santa Catarina, o limite estadual e um arquivo vetorial de pontos chamado “pontos_campo” que será preenchido como exemplo na utilização do QField. A preparação do projeto com as camadas deve ser realizada no seu computador (Figura 2). Em seguida, transfira a pasta com o seu projeto e todos os arquivos para o dispositivo móvel.

Figura 2: Preparação do projeto no QGIS Desktop.

Agora, abra o QField no dispositivo móvel. Ao abri-lo pela primeira vez, você verá a tela da Figura 3. Clique no botão em destaque e procure o arquivo de projeto (.qgs) que você gravou em seu dispositivo.

   Figura 3: Tela inicial após a instalação do QField.

Caso necessário, você pode abrir o projeto novamente ou um novo projeto ao clicar no botão  e em seguida em , para depois selecionar Abrir Projeto (Figura 4) e procurar o arquivo .qgs no dispositivo.

Figura 4. Menu para abrir um projeto.

Após aberto o projeto, você visualizará as camadas carregadas (Figura 5a). Ao clicar em uma feição, as informações da tabela de atributos serão mostradas no painel à direita (Figura 5b).

Figura 5: a) Camadas carregadas no projeto. b) Município de Biguaçu selecionado na camada “limites_municipais”.

Para ativar a localização por GPS do QField, clique no botão azul situado no canto superior esquerdo do aplicativo, em destaque na Figura 6. Certifique-se que o serviço de localização esteja ativado no seu dispositivo. Ao ativar o GPS, observe que surgirá um ponto vermelho indicando o seu posicionamento em campo (Figura 6).

Figura 6: Ativação do GPS e indicação de posicionamento.

Agora, iremos adicionar uma feição para a camada “pontos_campo”. Para isso, devemos trocar o Modo do QField para o modo de edição. Para isso, clique no botão e em seguida em  . No painel a ser aberto, clique em Modo (Figura 7) e depois em Digitalizar.

Figura 7: Trocando o Modo através do Menu Principal.

No painel que abrirá à esquerda (Active Layer), clique na seta (em destaque na Figura 8) e em seguida selecione a camada que você deseja editar. Neste exemplo, será editada a camada “pontos_campo”.

Figura 8: Ativando a camada para edição.

Observe que o ícone  foi adicionado à tela. Este ícone indica o local no qual será inserida a nova feição. Mova o ícone para o local onde deseja adicionar o ponto. Se deseja adicionar o local onde você está com a posição do GPS, clique no botão azul de ativação indicado na Figura 6, e o ícone será automaticamente centralizado na sua exata posição. Para adicionar a feição, clique no botão amarelo no canto inferior direito da tela (Figura 9).

 Figura 9: Adicionando uma nova feição no posicionamento do GPS.

Após clicar no botão amarelo, será aberta a tabela de atributos da camada, onde você deve preencher as colunas pertinentes a sua camada e em seguida clicar no ícone de disquete, no canto superior direito para salvar as alterações (Figura 10).

Figura 10: Editando os atributos do ponto criado e salvando.

Após salvo, para editar ou apagar as informações do ponto criado, ou das feições das camadas carregadas, basta estar com o Modo Digitalizar ligado, selecionar a feição, clicar sobre ela no painel à direita e logo depois no botão em destaque na Figura 11.

Figura 11: Editando uma feição já salva.

O QField também permite a edição de camadas de polígonos e linhas. Para isso, siga os passos de ativação da camada descritos anteriormente. Ao clicar para adicionar uma nova feição, você deve mover a tela para extensão dos vértices e clicar no botão verde em destaque na Figura 12 para cada vértice do polígono/linha. Ao finalizar a vetorização, clique no botão amarelo com o símbolo de disquete para salvar.

Figura 12: Adicionando uma feição de polígono.

Tags:

Comments are closed