Censo QGIS Brasil – Dia 40

Iniciado no dia 26/05/2013 o censo entra no seu 40º dia com 285 usuários cadastrados. Esse número representa 25% dos usuários cadastrados em nosso grupo de discussão, que conta com 1129 usuários, e é hoje o principal canal de comunicação da comunidade QGIS BRasil. Vale lembrar que o censo é um processo contínuo e funciona como um cadastro para os usuários QGIS do Brasil. Se você ainda não participou do Censo clique no botão abaixo e participe!

Censo dos usuários QGIS Brasil

Dados e curiosidade do Censo

Participação:

Uma das curiosidades dos Censo QGIS está na participação dos usuários, cerca de 70% dos cadastros foram realizados na primeira semana (entre os dias 26/05 e 01/06). Essa rápida adesão e a posterior “ressaca”  na participação nos dias seguintes pode ser observada nesse mapa animado que mostra a participação diária dos usuários no Censo QGIS.  Veja esses dados também o gráfico abaixo.

 

Usuários QGIS por estado:

Já em relação a distribuição espacial dos usuários o censo revela um Brasil ponteado de usuários QGIS. Todos os estados tem no mínimo um representante, sendo o estado de São Paulo o que apresenta o maior número de usuários , 37. Já  Pernambuco, Mato Grosso, Amapá e Acre estão na lanterna com apenas 2 usuários cadastrados. Veja como está a distribuição dos usuários QGIS no Brasil:

Usuários QGIS por cidade:

Levando em consideração os municípios a disputa é  acirrada desde os primeiros dias. A cidade que lidera o ranking  é Campo Grande no Mato Grosso do Sul com 29 usuários cadastrados no censo, uma grata surpresa vinda do centro-oeste, que lidera com folga para com as demais.  As outras cidades que compõem o TOP 10 são:

Usuário QGIS solitário?

Ao todo são 118 cidades brasileiras com usuários registrados, sendo que 78 delas tem apenas um usuário cadastrado. Dentre as cidades com apenas um usuário ( Forever Alone), chama atenção cidades como:

As capitais: Curitiba – PR, Cuiabá-MT e Porto Velho-RO.

Bem como os centros universitários de: Santa Maria – RS, Viçosa – MG e São José dos Campos – SP.

Aos usuários QGIS dessas cidades só resta uma dica: Não fique sozinho, compartilhe o censo QGIS para seus colegas e não seja como o nosso colega ai abaixo:

QGIS Forever Alone?

QGIS Forever Alone! Convide seus colegas para participar do censo QGIS.

O primeiro usuário cadastrado.

Outra curiosidade é que o primeiro usuário a se cadastrar no censo QGIS é da cidade de Bom Jesus no Rio Grande do Sul.  Bom Jesus que é outra cidade com apenas um usuário cadastrado no censo. Você de Bom Jesus a mesma dica que foi dada aos demais acima.

Como ver  o mapa completo do censo?

Todas essas informações do Censo QGIS você encontra no mapa oficial do censo. Nesse vocÊ encontra todas as cidades com usuários cadastrados e basta clicar na cidade para conferir o número de usuários cadastrados.

Mapa do dia 39 do Censo de usuários

CENSO QGIS dia 39

Aguarde os próximos resultados:

Em breve compilaremos os dados para lançar estatísticas acerca do perfil dos usuários QGIS do Brasil. Os dados serão disponibilizados na íntegra (menos as informações pessoais, nome e e-mail) quando tivermos 500 usuários cadastrados.

Aproveitamos para convidá-lo a contribuir com a comunidade QGIS Brasil:

Auxilie no processo de tradução do QGIS e toda sua documentação para português.

Saiba mais

Faça uma doação a comunidade QGIS Brasil. As doações são realizadas via Pagseguro Paypal*

Saiba mais

Colabore do nosso site, na construção de materiais gráficos e na elaboração de cursos.

Saiba mais

 

Ao colaborar em tais comissões, além de ampliar e consolidar seu conhecimento sobre o QGIS, abre oportunidades de construir novas amizades com usuário de todo país. Todos que colaboram com a comunidade QGIS Brasil tem seu trabalho reconhecido em nosso site.

O que vem por ai:

Em breve abriremos um espaço no qual os usuários poderão cadastrar casos de uso de QGIS e/ou tutoriais, tornando-os públicos em nosso site. Pretendemos dessa forma, tornar o site da comunidade QGIS Brasil em uma referência, não apenas de materiais, mas também de profissionais qualificados em QGIS, buscando, desta forma, promover todos aqueles que doam seu tempo ao desenvolvimento do QGIS.

Tags:

One response

Deixe uma resposta