Confira a programação do evento:

Sexta-Feira, 24 de Setembro

18:30h – Abertura do evento com a apresentação de projetos da Comunidade QGIS Brasil

Palestra de abertura: QGIS uma comunidade vibrante.
Uma imersão na comunidade do QGIS, unindo pessoas num sentimento comum, tornando uma ferramenta de Geoprocessamento sem fronteiras.

Palestrante: Luiz Motta

Palestras:

Sábado, 25 de Setembro – Período Tarde

14:00h – Como elaborar mapas para publicações internacionais usando o QGIS

Resumo: Publicações internacionais são cada vez mais exigidas e valorizadas na comunidade científica brasileira. Mapas para publicações em revistas internacionais de alto impacto devem ser claros e concisos. Para publicar nestas revistas, também é necessário pensar no ponto de vista de um leitor não-brasileiro na hora de imaginar os nossos mapas. Nesta sessão, darei dicas de como elaborar mapas de localização ou de apresentação dos resultados de seu grupo de pesquisa usando o QGIS, de modo que eles sejam informativos, claros, bonitos e, além disso, se encaixem nas regras de uma revista internacional. Veremos um exemplo, e falaremos de gradientes, tamanhos, formatos, datum, e pensaremos em toda a concepção do mapa para publicação internacional.

Palestrante: Luísa Vieira Lucchese ( Olá! Sou Luísa Lucchese, engenheira civil, mestre e doutoranda no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS. Em minha pesquisa, trabalho com métodos de Aprendizagem de Máquina para a previsão e identificação de desastres naturais. Além de uma grande parcela de programação, minha pesquisa também envolve conhecimentos avançados de sensoriamento remoto e de geoprocessamento. Apoio o uso de softwares livres, e faço questão de utilizá-los para geoprocessamento e elaboração de mapas. Por isso, faço difusão de conhecimento a respeito de geoprocessamento, SIG, e programação em geo-coisas, tudo feito com software livre, por meio de posts em meu website acadêmico. No campo acadêmico, publiquei, até então, 4 artigos em periódicos internacionais com fator de impacto > 2.5, como primeira autora, e sou revisora de revistas internacionais. Então, trago esta visão dos dois lados, o do autor e o do revisor. Quero mostrar e discutir com a comunidade QGISBrasil a geração de mapas para publicações acadêmicas internacionais usando o QGIS, o que fazer (e o que não fazer!) para seu mapa ser elogiado pelos revisores. Na palestra, mostrarei algumas dicas e exploraremos um exemplo. Também falaremos de gradientes, tamanhos, formatos, datum, e pensaremos em toda a concepção do mapa para publicação internacional.)


15:00h – SaniBID RedBasica – Plugin para projetos de redes coletoras de esgoto

Resumo:A falta de acesso à água potável e saneamento é um grande desafio que o mundo tem que enfrentar, especialmente quando se trata de países em desenvolvimento. Estima-se que: – 2 bilhões de pessoas não têm acesso a serviços de água potável e – 3,6 bilhões de pessoas (quase metade da população global) não têm acesso a serviços de saneamento adequados. Em se tratando do Brasil a situação não é diferente, segundo os dados mais atuais: – 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e – 100 milhões não têm serviços de coleta de esgoto. Alguns dos princípios do Open-Source podem nos ajudar na tarefa de alcançarmos a universalização do saneamento básico. O livre acesso à informação e tecnologias permite a formação de profissionais cada vez mais capacitados, além de fornecê-los ferramentas modernas para superar esse desafio. Com isso em mente juntei minhas duas paixões: o Open-Source (aqui representado pelo nosso QGIS) e o saneamento e venho apoiando o desenvolvimento de um plugin chamado saniBID RedBasica que auxilia no traçado e dimensionamento de redes coletoras de esgoto tanto Convencionais quanto Condominiais.

Palestrante: Leonardo Nazareth ( Sou Engenheiro Civil graduado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-Curitiba), atuo na área de saneamento básico há 7 anos, principalmente em projetos de redes coletoras de esgoto. Trabalhei em projetos e capacitações de profissionais no Brasil, Paraguai, Haiti e República Dominicana.)


16:00h – Desenvolvimento do Plugin “Polygon by clicking in map image” do sonho à realidade.

Resumo: O plugin foi lançado em Setembro de 2021 com recursos para tornar o trabalho de obter alvos numa imagem por meio de um click. Na apresentação vai ser mostrado como surgiu a necessidade do plugin, na verdade um sonho que me perseguia desde de 2000 no Mapeamento da Cobertura Vegetal e Uso do Solo de MG, onde se fazia um esforço enorme para termos os polígonos das classes numa escala de 1:100.000 para todo o Estado de MG. Vai ser mostrado de uma forma leve, para pessoas comuns, como foi transformar uma ideia numa realidade, passando pela busca de ferramentas que fazem algo parecido com o que eu queria(Ex.: o sotware GIMP), qual foi a metodologia usada no algoritmo escolhido, onde já existe esse algoritmo, e por fim, as adaptações necessárias para realizar o sonho. Por último, uma demonstração ao vivo do plugin funcionando, espero que funcione como no sonho…

Palestrante: Luiz Motta ( Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1992) e mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Atualmente é servidor do IBAMA e atua na área de Geoprocessamento com ênfase em software livres. Colaborador de códigos para o projeto da OSGEO QGIS.)


17:00h – Geotecnologias na UFABC: QGIS no ensino, pesquisa e extensão

Resumo: Nesta apresentação, trazemos os exemplos do uso do QGIS no ensino, na pesquisa e na extensão pela Universidade Federal do ABC, por meio de atividades desenvolvidas por docentes do Bacharelado em Planejamento Territorial. O curso de Planejamento Territorial tem como disciplina obrigatória a Cartografia e Geoprocessamento para o Planejamento Territorial, que todas as atividades são ministradas no QGIS, dando subsídio às disciplinas direcionadas ao Planejamento Urbano, Governança Metropolitana, Planejamento Rural, Planejamento Macro e Meso Regional e Planejamento Ambiental, além do projeto de melhoria de ensino de graduação “Recursos didáticos de Geotecnologias”, que produziu vídeo-tutoriais dos principais procedimentos/ferramentas no QGIS utilizadas nos cursos de graduação. Na extensão, já foram desenvolvidas algumas iniciativas com o QGIS e o principal exemplo é o curso de Capacitação em Geotecnologias que é totalmente gratuito e desenvolvido no QGIS e está indo para a sua quinta oferta em 2022. Além do curso de capacitação, o corpo docente também desenvolveu atividades pontuais (oficinas e workshops) específicos, como por exemplo Cartografia Social. Na pesquisa, diversos projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado desenvolvem a sua pesquisa ou parte dela no QGIS, como é o caso dos trabalhos “Modelagem Espacial da Expansão Urbana no Município de Ilha Comprida”, “Variação temporal do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) no Parque Deputado José Cicote em comparação ao município de Santo André”, “Abordagem integrada de indicadores socioeconômico e de mudanças de uso e cobertura da terra”. 

Palestrante:  Angela Terumi Fushita ( Professora adjunta da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia da Paisagem e Áreas protegidas, atuando principalmente no Planejamento Ambiental, Modelagem de sistemas ambientais e interação de sistemas sócio-ecológicos. Desde 2019 é embaixadora de Recursos Educacionais Abertos (REA) na UFABC, pela CAPES, e está no Grupo de Trabalho da UFABC que discute sobre a Política Institucional de Ciência Aberta. É idealizadora e coordenadora do curso Capacitação em Geotecnologias que já atingiu mais de 1.500 pessoas no Brasil e em países lusófonos.)


18:00h – LF Tools: um Plugin do QGIS provedor de ferramentas e expressões Python de apoio à Cartografia.

Resumo: Nesta apresentação, nós vamos ver na prática as principais funcionalidades do plugin “LF Tools”, mostrando algumas aplicações para: Cartografia Sistemática, Topografia (Agrimensura), Gerenciamento de BD PostGIS, Estatística: Elipses de Confiança, Reambulação, Edição Vetorial e Processamento de Dados Raster.

Palestrante:Leandro França ( Engenheiro Cartógrafo pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com período cursado na Texas Tech University (TTU), nos Estados Unidos da América, além de ser Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolvedor Python de ferramentas para o QGIS voltadas ao mapeamento topográfico, banco de dados PostgreSQL/PostGIS e controle de qualidade de dados geoespaciais. Pesquisador das seguintes áreas: Cartografia, Geodésia, Sistema de Informações Geográficas (SIG), Sensoriamento Remoto e Análise Espacial. Atua também como Professor de pós-graduação, Perito Judicial e Consultor de empresas de Geotecnologias. Autor do plugin do QGIS LF Tools, que disponibiliza abertamente ferramentas para a produção cartográfica, levantamentos topográficos, Processamento Digital de Imagens (PDI) e gerenciamento de banco de dados geográficos. Seu canal do YouTube e o seu Blog oferecem dicas e tutoriais gratuitos que têm ajudado milhares de pessoas a entenderem como funciona um Sistema de Informações Geográficas (SIG) no QGIS de forma objetiva e prática. É criador do Best Seller na plataforma Udemy sobre QGIS: o curso QGIS: Teoria e Prática, além do curso Introdução ao Sensoriamento Remoto com QGIS, Estes cursos já ajudaram diretamente mais de 4.287 pessoas a dominarem este software, alavancando seus conhecimentos técnicos para obterem resultados profissionais. Autor do Livro Plantas e Memoriais Descritivos no QGIS com uma metodologia completa para elaborar plantas topográficas profissionais e gerar documentos automaticamente em software livre, criou também o Curso de Elaboração de Plantas e Memoriais Descritivos no QGIS voltado para a execução prática. )

Inscreva-se e receba lembretes e novidades do evento:

Categories:

Tags:

Comments are closed