Confira a programação do evento:

Sexta-Feira, 27 de Agosto

Abertura do evento com a apresentação de projetos da Comunidade QGIS Brasil e um bate papo com Arthur Nani, o criador da comunidade QGIS BR

Palestras:

Sábado, 28 de Agosto – Período Tarde

14:00h – Qgis e drones, combinam?

Resumo: Os drones são equipamentos incríveis para coleta de dados, porém são limitados quanto ao processamento. A depender do produto a ser gerado são necessários diversos outros softwares e apps. Entretanto, para a visualização e análises desses dados o Qgis é sem dúvida uma das ferramentas mais robustas e completas que se tem. Nessa apresentação, nós vamos ver diversas maneiras para utilizar o Qgis e seus plugins/complementos para integrar os dados espaciais com aqueles obtidos pelos drones.

Palestrante: Tiago Duque ( Mestre em Ciências Naturais na área de concentração em Geologia Estrutural e Tectônica pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP e graduado em Engenharia Geológica pela mesma universidade. Foi professor no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) na área de geologia e mineração e Pesquisador em Geociências no Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM. Atualmente é P&D na TDMaps empresa especializada no ensino de geotecnologias para trabalhos de campo. )

15:00h – Geohacking Git(Hub|Lab)

Resumo: Contribuindo para projetos GIS com GIT no Github | Gitlab

Palestrante: Kyle Felipe ( Marido nerd, amante de geotecnologias, prof. Pardal nas horas vagas, entusiasta de software livre. Colaborador do Geocast Brasil, Qgis )

16:00h – Geotecnologias livres no desenvolvimento e gestão da Infraestrutura de Dados Espaciais da agenda ambiental mineira (IDE-Sisema).

Resumo: Será abordado o processo tecnológico e de governança envolvido na criação da Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (IDE-Sisema), que foi ancorado em geotecnologias estritamente livres e/ou de código-aberto. Será dado enfoque na relação QGIS + PostGIS + GeoServer como principais mecanismos envolvidos.

Palestrante: Fabrício Lisboa ( Geógrafo, Mestre em Geografia e Análise Ambiental e Doutorando em Geografia Aplicada e Geotecnologias pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e coordenador da IDE-Sisema durante 7 anos. Atualmente, mantém uma consultoria em geotecnologias e meio ambiente (Cosmo Mapeamento)

17:00h – QGIS e OpenStreetMap: softwares livres para o mapeamento

Resumo: A integração das plataformas QGIS​ e OpenstreetMap​ permite que utilizemos dados abertos do maior mapeamento colaborativo do mundo para elaboração de análise territoriais, rotas e produção de mapas temáticos, considerando a licença de dados abertos para uma conexão de informação geográfica dinâmica e atualizada. O grupo Meninas da Geo é um capítulo internacional da YouthMappers​ que trabalha com a atualização da plataforma OSM e utiliza o software QGIS para produção das suas pesquisas e trabalhos de campos com base no mapeamento integrado com o OpenStreetMap.

Palestrante: Tattiana Pará ( Eng Agrônoma, Especialista em Geotecnologias e Mestre em Desenvolvimento e Gestão de empreendimentos, professora do Instituto Federal do Pará IFPA (castanhal) e é fundadora do grupo Meninas da Geotecnologia. )

18:00h – QGIS, Geoserviços e a Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE)

Resumo: Conhecer as organizações que produzem dados espaciais é de suma importância para referenciar a nossa produção cartográfica. Nesta apresentação, vamos utilizar o Sistema de Informações Geográficas QGIS com a finalidade de exemplificar os principais protocolos dos padrões OGC (Open Geospatial Consortium).

Palestrante: Jorge Santos ( Especialista em Geotecnologias e Produtor de Conteúdo Técnico com mais de dez anos de atuação nos portais Processamento Digital e InstrutorGIS, onde oferece treinamentos e consultorias sobre Geoprocessamento e Processamento de Imagens. )

Tags:

Comments are closed