Depois do sucesso do QGIS Open Day de Abril, estamos organizando um super evento para comemorar o QGIS Open Day de maio e a Semana de Geociências, onde comemoramos o dia do Geógrafo e do Geólogo.

Confira a programação do evento:

Sexta-Feira, 28 de Maio

Abertura do evento com a apresentação de projetos da Comunidade QGIS Brasil e a presença de convidados.

Sábado, 29 de Maio – Período Manhã

https://www.youtube.com/watch?v=NIXJTJj12FM

09:00h – QGIS e OpenStreetMap: softwares livres para o mapeamento

Resumo: A integração das plataformas QGIS​ e OpenstreetMap​ permite que utilizemos dados abertos do maior mapeamento colaborativo do mundo para elaboração de análise territoriais, rotas e produção de mapas temáticos, considerando a licença de dados abertos para uma conexão de informação geográfica dinâmica e atualizada. O grupo Meninas da Geo é um capítulo internacional da YouthMappers​ que trabalha com a atualização da plataforma OSM e utiliza o software QGIS para produção das suas pesquisas e trabalhos de campos com base no mapeamento integrado com o OpenStreetMap.

Palestrante: Tattiana Pará ( Eng Agrônoma, Especialista em Geotecnologias e Mestre em Desenvolvimento e Gestão de empreendimentos, professora do Instituto Federal do Pará IFPA (castanhal) e é fundadora do grupo Meninas da Geotecnologia. )

10:00h – Uso do QGIS Server e banco de dados PostgreSQL em mapas interativos

Resumo: A utilização do QGIS​ Server com banco de dados geográfico PostGIS​ na divulgação de informações sobre a pandemia de COVID-19 na região do Vale do Ribeira-SP através de mapas web e divulgação de informações geográficas da bacia do Paraíba do Sul utilizando o QGIS Client.

Palestrantes:
Alex Joci dos Santos ( Especialista em Geoprocessamento pela PUC-MG, trabalha com geotecnologias desde 2011 e QGIS desde 2013, primeiramente como colaborador em projetos de SIG no Comitê de Bacias do Vale do Ribeira (SIG-RB) e atualmente desenvolvendo soluções na LocalSIG Inteligência Geográfica Ltda. )

Fábio Rodrigo de Oliveira ( Analista de Sistemas, mestre pela UNESP FCA-Botucatu, Doutorando pela UNESP Sorocaba, iniciou no mundo das geotecnologias em 2005 utilizando Spring e TerraView, colaborou para lançamento da primeira versão do banco de dados do SIG-RB, em 2009 o site do projeto, utiliza QGIS diariamente nas atividades da empresa LocalSIG Inteligência Geográfica Ltda. )

11:00h – Uso do QGIS na Acadêmia

Resumo: Apresentação envolvendo uso do QGIS em pesquisa, no ensino e extensão universitária.

Palestrante: Leônidas Descovi Filho ( Geógrafo, Mestre em Recursos hídricos, Doutor em Geografia e Pos-Doutor com pesquisa em Geotecnologias e Recursos hídrico, membro da comunidade QGISBR a mais de 10 anos. )

Sábado, 29 de Maio – Período Tarde

14:00h – Possibilidades de PDI com QGIS

Resumo: nesta apresentação, o Prof. Gustavo Baptista vai apresentar as potencialidades de se realizar processamento digital de imagens de satélites, usando o QGIS​ e os plugins para ele desenvolvidos.

Palestrante: Prof. Gustavo Batista ( Geógrafo, PhD, youtuber e podcaster.
Há mais de 30 anos ajudando as pessoas a explorarem O Fascinante Mundo do Sensoriamento Remoto
)

15:00h – SQL no QGIS

Resumo: Onde utilizar, quais os bancos mais usados, comandos básicos, qual o padrão utilizado no QGIS, como gerar novas camadas usando apenas SQL.

Palestrante: Kyle Felipe ( Marido nerd, amante de geotecnologias, Prof. Pardal nas horas vagas, entusiasta de software livre. Colaborador do Geocast Brasil, Qgis Brasil. )

16:00h – Interpolação por krigagem e machine learning no QGIS 3.X

Resumo: O plugin Smart-Map possibilita a geração de mapas com base Krigagem Ordinária (OK) e Machine Learning (ML). O plugin foi desenvolvido para ser utilizado no software QGIS 3.X. Foram implementados no plugin o método geoestatístico OK e o modelo de ML Support Vector Machine (SVM) para predição e mapeamento de atributos do solo. O modelo SVM pode utilizar como covariáveis as camadas vetoriais e raster disponíveis no QGIS no momento da interpolação. Para validar o software, foram utilizados dados de atributos de solo coletados em uma área de 150 ha. Comparações de performance entre OK e SVM foram realizadas para grid amostrais com 38, 75 e 112 pontos amostrados. O R2 e o RMSE foram utilizados como métricas para avaliar o desempenho dos métodos. SVM mostrou-se superior ao OK para predizer atributos químicos do solo nas três densidades amostrais testadas, sendo indicado para predição dos atributos do solo.

Palestrante: Domingos Sárvio M. Valente (Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2010), pós-doutor na University of Illinois. Professor da Universidade Federal de Viçosa, atua na linha de pesquisa em Agricultura de Precisão.)

17:00h – Uso do QGIS no Monitoramento e Fiscalização Ambiental

Resumo: O uso do QGIS se tornou uma constante dentro dos órgãos ambientais do Estado de Goiás. No Estado, além do QGIS, também são utilizadas soluções livres como PostGIS, Geonode e Geoserver. Essas ferramentas são utilizadas no monitoramento ambiental como desmatamento, identificação de erosões, controle de queimadas e apoio para fiscalização in loco.

Palestrante: Murilo Cardoso ( Gerente de Monitoramento Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás. Premiado com um dos 3 melhores profissionais da área de Geotecnologias pela Revista MundoGEO. Foi gerente do Setor de Geoprocessamento na empresa DBO Engenharia Ltda. Especialista em Sistema de Informações Geográfica pela University of California. Graduado em Geografia na UFG (Universidade Federal de Goiás) foi estagiário no LAPIG (Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento) com bolsa da University of New Hampshire, foi monitor das disciplinas de Geoprocessamento e Cartografia com bolsa da UFG. Fez estágio na área de Geoprocessamento do Ministério Público do Estado de Goiás e na CPRM participando de estudos sobre recursos hídricos. Tem interesse em estudos dos biomas, principalmente o Cerrado, preservação dos recursos hídricos, morfologia de bacias hidrográficas, modelagem ambiental, climatologia, geoprocessamento, sensoriamento remoto, programação, ensino de geografia, metodologia de ensino e elaboração de material didático. )

18:00h – Geologia, QGIS e Mapas

Resumo: Geólogos desde o início da sua formação precisam se ambientar ao mundo dos SIGs, cartografia e geotecnologia. Elementos vitais no desenvolvimento de qualquer projeto, ter conhecimento sobre as tecnologias e fontes de dados é fundamental para extrair o máximo de informação sobre uma área. Vamos abordar sobre a jornada de Rodrigo com as geotecnologias, como isso o ajudou em seus trabalhos, e como ele enxerga a importância para os geólogos.

Palestrante: Rodrigo Brust ( Estudante de Geologia pela UFRuralRJ, atualmente estagiário em análise de dados espaciais, possui bagagem em mapeamento de risco, colaborador do QGIS Brasil e OpenStreetMap, amante das geotecnologias e projetos open source )


Faça sua inscrição e receba as novidades sobre a programação do evento:

Categories:

Comments are closed