QGIS24_Splash

Então alguém voltou-se para você e disse: “O ArcGIS faz isso, basta abrir o shape lá que você consegue”. Poderiam ter dito assim também: “Basta abrir os dados no QGIS e você faz o mapa”. Infelizmente, meu amigo e minha amiga, isso não é verdade. Esta é apenas uma parte da dica que você precisa, pois utilizar um aplicativo SIG (pode ser o gvSIG, o SPRING, o MapWindow, o Kosmo ou outro programa) é muito mais complexo do que se imagina.

Por isso, podemos afirmar sem medo de errar que a noção básica de Cartografia é, sem sombra de dúvida, o conhecimento fundamental para uma pessoa lidar com aplicações de Geoprocessamento. O pesquisador ou estudante que escolheu representar suas análises em qualquer um dos programas mencionados deve iniciar seus estudos a partir dos Sistemas de Referência de Coordenadas (SRC). Se uma pessoa erra na definição ou escolha de um sistema para o projeto, toda atividade desse projeto será comprometida.

No SIG, existe o Sistema de Coordenadas do Projeto e o Sistema de Coordenadas da camada. Há pessoas que escrevem com dúvidas sobre o modo de construção de mapas. Se eu mapear apenas as dúvidas sobre layout, teremos esses itens aqui:

  • Os dados em shapefile não aparecem sobrepostos no mapa
  • Os dados em DXF não aparecem sobrepostos no mapa;
  • A grade de coordenadas não aparece;
  • As coordenadas da grade estão estranhas;
  • O valor da área está errado no mapa.

Todos esses “problemas” tem relação direta com o pouco conhecimento da pessoa sobre os Sistemas de Referência. Com essa apostila, o objetivo é tentar reduzir a zero essas questões de iniciante e preparar as pessoas para os desafios mais interessantes que vão surgir.

Tudo o que você precisa saber sobre Sistemas de Coordenadas para dados vetoriais está no meu texto. Para raster, achei prudente escrever outro texto e incluir os problemas que as pessoas vem enfrentando. Eu sou Geógrafo, mas fiz um resumo das minhas interpretações de cartografia e adaptei para o formato do SIG na apostila abaixo. Você pode criticar e apontar algum erro caso de cartografia caso você tenha uma interpretação diferente. Há hiperlinks para os dados utilizados no texto.


Download do Tutorial

Escolha um dos formatos abaixo:

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail jorgepsantos@outlook.com

 

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta