Esse é um guest post elaborado pelo usuário QGIS Pedro Ferraz Cruz.

photo_PedroFcEsse post foi elaborado pelo Pedro Ferraz Cruz, Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA.

A ideia dele foi criar um arquivo com a localização de todas as fotos da fototeca do INPE de forma a possibilitar a consulta e visualização dessas imagens diretamente pelo QGIS.

Sobre a fototeca do INPE

A fototeca do INPE é um banco de dados geográficos acessível pela internet que armazena fotos dos trabalhos de campo feitos pelo INPE e parceiros em seus projetos de pesquisa.

Este banco está construído com base no ambiente TerraLib, biblioteca de classes e funções, código aberto, gratuita, para desenvolvimento de aplicações GIS com suporte para banco de dados espaciais, desenvolvida pela Divisão de Processamento de Imagens – DPI do INPE (www.dpi.inpe.br/terralib).

O objetivo é espacializar a cada foto de campo e associá-las a atributos como município, estado, cenas Landsat/Cbers etc. Através da Fototeca, é possível consultar e visualizar as fotos do acervo de várias formas. Por exemplo, cruzá-las e sobrepô-las a um variado conjunto de mapas e imagens de satélites, fazer “download” das informações do banco de dados bem como das próprias fotos.

Atualmente este banco contém aproximadamente 25.000 fotos de campo de vários projetos do INPE, como PRODES, GEOMA, PROARCO, DETER etc.

Acessando a fototeca do INPE pelo QGIS

  1. O primeiro passo é realizar o download camada shp e o qml de configuração abaixo:

   Download do arquivo ZIP

  1. Com o QGIS aberto carregue o shapefile chamado “FOTOTECA_INPE.shp
  2. Em propriedades do shapefile, clique em “Carregar Estilo” na parte de baixo da caixa de diálogo
  3. Selecione o arquivo de estilo “FOTOTECA_INPE_ACAO.qml” e clique em OK
  4. Clique no ícone que é uma engrenagem (Rodar ação de feição) na barra de menu atributos.
  5. Agora é só clicar em cima dos pontos do mapa (a camada “FOTOTECA_INPE.shp” precisa estar selecionada) para que cada foto seja aberta no navegador de internet.
tutorial_fototeca_INPE

Clique para aumentar.

Em caso de dúvidas de como criar uma ação do QGIS entre em contato:  pfc.geo@gmail.com

Faça como o Pedro, se tens algum material sobre o QGIS que queira disponibilizar para os demais usuários entre em contato:

   Envie seu tutorial ou dica

Fonte dos dados:

http://www.obt.inpe.br/fototeca/fototeca.html

http://www.obt.inpe.br/fototeca/

Tags:

Comments are closed