Olá a todos!
Darei inicio a um grupo de tutoriais com objetivo de auxiliar aos técnicos e gestores municipais a utilizarem o QGIS como ferramenta para o Planejamento e Gestão Territorial. Convido a todos aqueles que utilizam o software no seu dia a dia, a contribuir com idéias e “arregaçar as mangas” para disseminar boas experiencias realizadas nos municípios brasileiros.
Como primeiro tutorial, escolhi o processo de utilização dos dados a disposição no site do IBGE, com a percepção que o técnico ou pesquisador parte da “estaca zero”. Dessa forma, o primeiro passo será de obtenção do LIMITE MUNICIPAL, que estão separados por estados na pagina:
http://downloads.ibge.gov.br/downloads_geociencias.htm
Basta clicar na pasta Município 2010, escolher o estado de seu município, em seguida salvar o arquivo zipado (descompacte). Farei meu exemplo sobre o Estado de São Paulo. Evite inserir acentos nos nomes dos arquivos e pastas!
Existe uma sub pasta LEIAME com o seguinte texto:
Malha Municipal 2010
Esta versão da Malha de Setores Censitários retrata a DPA do período em que foi realizada a coleta do Censo Demográfico 2010. O produto apresenta as seguintes unidades territoriais: Municípios, Microrregiões, Mesorregiões e Unidades da Federação. As bases cartográficas, que compõem este produto, utilizam como referência geodésica e cartográfica, as descritas a seguir:
Sistema Geográfico – Sistema de Coordenadas Lat / Long
Sistema Geodésico – SIRGAS2000 Referente ao SRC: EPSG 4674
As bases cartográficas disponibilizadas são compatíveis com a
escala original de trabalho – 1:250.000, sem supressão de pontos, de acordo com critérios técnicos pré-estabelecidos pelo IBGE/DGC/CETE.
Agora inicie o QGIS, carregue o complemento Add Google Satelite Layer, e depois certifique-se que em Configurações – Propriedades do Projeto esteja habilitado transformação SRC “on the fly”. Em seguida, vá em Camada – Adicionar camada vetorial e escolha o arquivo que possui a numeração de seu estado em seguida a sigla UF. Como no exemplo abaixo, em propriedades da camada escolha cores claras e estilho de preenchimento sem pincel.
Confira se esta bem posicionado ! Depois carregue o arquivo shape dos municípios,
Boa sorte!
Elaboração: Augusto Vieira – Mestre em Geografia Física pela USP, realiza pesquisas e projetos pelo IPESA – Instituto de Projetos e Pesquisas Sócio Ambientais, relacionados a governança de Unidades de Conservação ligadas aos Comitês de Bacias Hidrográficas (SMT e CCJ ) do Esta do de São Paulo. Contato por e-mail: augusto.vieira@ipesa.org.br ou Skype: gutojackie
No responses yet