No início do mês de Setembro foi realizado um curso de Introdução ao SIG, para a pós-graduação na Escola Nacional de Botânica Tropical, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Incentivado pela minha orientadora, Dr. Marinez Ferreira de Siqueira, propusemos, pela primeira vez, o uso do QGIS em detrimento do software até então utilizado.
A matéria oferecida no formato condensado (uma semana de aula em horário integral) impôs outros desafios: tornar o curso prático, sucinto e com a parte conceitual sendo abordado a partir dos exercícios.
Produzimos, portanto, 7 tutoriais a serem apresentados em aula com as funcionalidades básicas para análise da biodiversidade com SIG, as quais compartilhamos com vocês:
- Trabalhando com dados bióticos: Apresenta o principal repositório para aquisição de dados bióticos e ensina a incorporar arquivo em formato csv a um projeto do QGIS, salva-lo em formato vetorial e a realizar consulta espacial;
- Cortar dados raster (matriciais): Apresenta um dos principais repositório de variáveis ambientais em formato matricial e ensina e limitar (recortar) tal dado segundo uma camada vetorial;
- Análise de Extensão de Ocorrência (EOO): A análise de Extensão de Ocorrência é uma das várias análises muito utilizada para auxiliar a categorização do nível de ameaça das espécies. Este tutorial apresenta alguma funcionalidades como filtrar a camada, realizar a análise da extensão de ocorrência e calculo de área.
- Análise de Esforço de Coleta: Apresenta algumas ferramentas de consulta espacial, manejo do Sistema de Referência Cartográfica (SRC) e criação de grade regular vetorial.
- Análise de Riqueza de Espécies: Apresenta as ferramentas básicas para análise de riqueza, usando o software Excell para gerar a contagem por espécies e gerar o arquivo final em csv a ser inserido no projeto e usado através da união com a camada da grade regular vetorial.
- Elaboração de layout de mapas no QGIS: Apresenta o compositor de impressão do QGIs e ensina a elaborar mapa.
- Instalação de complementos no QGIS: Apresenta a ferramenta “Gerenciador de Complementos” e ensina a instalar o complementos ‘Open Layers’.
A divulgação pretende contribuir com outros usuário e ampliar o uso do QGIs para análise de biodiversidade, assim como para receber críticas e sugestões de vocês, já que o trabalho apenas começou e o curso está em constante evolução!
Comments are closed