Esta semana foi aprovado pela UFSC o projeto de extensão ” Adequação do Aplicativo Computacional Quantum GIS, um Sistema de Informações Geográficas para o Público Brasileiro”.
O projeto pretende acelerar o processo de portabilidade do aplicativo Quantum GIS para o português brasileiro, com o intuito de torná-lo mais amigável ao público nacional e facilitar sua introdução nas atividades acadêmicas de ensino e pesquisa, bem como ser aplicado no melhor planejamento dos recursos financeiros gerenciados por instituições de gestão pública.
A equipe de desenvolvimento do projeto conta com 3 professores e dois bolsistas.
Cabe ressaltar que o projeto de adaptação do QGIS ao público brasileiro é vinculado a comunidade QGISBrasil e está aberto a colaboradores voluntários. A iniciativa deste projeto de extensão se restringe a agregar dinamismo a adaptação .
7 Responses
Excelente proposta. Bom saber que cada vez mais a academia mergulha nessa tendência. Infelizmente muitos usuários ainda insistem e até contribuem para a disseminação de cópias de programas comerciais.
Um abraço.
Gostaria de saber como faço para ter acesso a esse programa.
Já trabalho com GIS, mas fiquei interessado pelo QGIS.
Aguardo!
Oi Rosenilson,
Você pode pode instalar em Linux, windows ou Mac. Basta acessar a página de download em http://qgisbrasil.wordpress.com/baixar/ e seguir as instruções para instalar em seu sistema operacional.
Alguém sabe quem ão os professores envolvidos no projeto?
Olá Bauer,
Os professores são: Arthur Nanni, Luiz Antonio Paulino, Carlos Antonio Vieira, todos vinculados ao curso de geografia da UFSC.
Além destes, o projeto conta com mais dois alunos de graduação como membros da equipe interna da UFSC.
O projeto conta ainda com participantes voluntários externos. Você gostaria de participar?
Prezado Prof. Arthur Nanni,
Sou Geógrafo com mestrado em Geografia, ambos pela Universidade Federal do Ceará – UFC e venho já por alguns anos utilizando o Quantum-Gis profissionalmente. Também o utilizo em cursos de extensão e na especialização em Gestão Ambiental da UNIFOR (Universidade de Fortaleza). Tenho sido um defensor dessa ferramenta, pela facilidade e crescimento que a mesma vem obtendo desde a versão 0.9 que foi a primeira a ser utilizada por mim até a atual.
Li sobre o Projeto de extensão da UFSC de impulsionar a adaptação do QGIS para o usuário brasileiro e me coloco à disposição para os ajudar tanto na tradução dos manuais quanto na confecção de tutoriais que possam vir a ajudar no entendimento dessa ferramenta.
Atenciosamente,
Gessivaldo Costa
Oi Gessivaldo,
Bom saber que mais colegas da academia estão com as vistas voltadas para o ensino com ferramentas livres. Assim temos mais liberdade para ensinar sem doutrinar e aprisionar tecnologicamente os alunos, futuros profissionais.
Obrigado por sua disposição. Para colaborar acesse http://qgisbrasil.wordpress.com/2010/12/02/traducao-do-manual-da-versao-1-6/ e me informe onde poderia contribuir.